Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Como a manutenção industrial evita acidentes de trabalho

Empresas dos mais diversos segmentos de negócio enfrentam constantemente problemas com o número elevado de incidentes do trabalho. Realizar manutenção industrial no parque de máquinas e equipamentos é essencial não só para a prevenção de paradas nas linhas de produção, mas também para reduzir os riscos de acidentes.

Além disso, é possível melhorar a qualidade dos processos, minimizar custos com quebras de equipamentos, evitar reparos que demandariam mais tempo e maiores recursos. O que garante maior confiabilidade e segurança no local de trabalho.  

Leitura recomendada: Como promover qualidade de vida no trabalho e reduzir acidentes

Mas como funciona a manutenção industrial?

A manutenção industrial tem como objetivo maximizar a vida útil de uma máquina, ao promover uma série de ações para manter ou restaurar um componente, peça ou até mesmo a máquina inteira.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a manutenção industrial é um “fator chave” na estratégia de qualquer empreendimento que deseja alcançar o máximo de eficiência em seus serviços, aliando à excelência ao melhor custo-benefício.

Manutenção industrial x acidentes de trabalho

Uma grande parte dos acidentes que acontecem no trabalho, sobretudo na indústria, poderia ser evitada com uma manutenção rigorosa das máquinas e equipamentos. 

Investir para que as máquinas funcionem em sua plenitude não contribui  apenas para manter a produtividade no seu nível mais elevado, assim como garante a segurança do trabalhador. 

Afinal, quando uma máquina apresenta mau funcionamento, muitas vezes, é necessária uma manutenção fora de hora. O que pode provocar acidentes.

Principais tipos de manutenção

Podemos citar 4 tipos de manutenção mais comuns:

  • Manutenção corretiva 

Esse tipo de manutenção restaura e corrige o funcionamento de uma máquina, quando esta apresenta uma falha ou para de funcionar. Ela pode ser planejada, quando se percebe que o equipamento não está funcionando corretamente, ou não planejada, quando ocorre a quebra do mesmo. 

Quando não planejada, é o tipo de manutenção que apresenta o maior custo, gerando ainda parada da produção, problemas com a qualidade do produto e acidentes de trabalho. 

  • Manutenção preventiva 

Como o próprio nome diz, tem como objetivo evitar e reduzir o aparecimento de qualquer tipo de falha ou quebra de um equipamento ou máquina. Todas as interrupções são planejadas e realizadas em intervalos previamente determinados, não impactando a operação da empresa. 

Dessa forma, garante melhor controle das atividades e o conhecimento antecipado dos itens e recursos necessários para sua realização. 

  • Manutenção preditiva 

Atuando na inspeção rotineira de equipamentos para identificação de irregularidades, monitora e avalia as condições reais de funcionamento das máquinas através da análise de dados coletados. 

Assim, é possível detectar o desgaste ou uma futura ocorrência de falha, antecipando e evitando danos e defeitos, corrigindo-os ainda antes de acontecer e não afetando a linha de produção.

Estabelecer uma estratégia de manutenção preditiva permite fazer com que a taxa de ocorrências caia de forma significativa. Uma vez que as máquinas são monitoradas com frequência, qualquer problema é reparado e os riscos para o trabalhador são minimizados. 

Leitura recomendada: Como a automação de processos na indústria pode contribuir com a segurança química

Como fazer a manutenção industrial

Com a adoção de um checklist, é possível definir prioridades e estabelecer um plano de ações. Dessa forma, as indústrias podem eliminar ações urgentes, diminuir o número de paradas da produção e o impacto na rotina de trabalho. 

Com um planejamento de manutenção, tudo passa a ser organizado previamente. Como consequência, o fluxo de produção não sofre drásticas mudanças no período da manutenção. 

Isso tudo sem prejuízos para o trabalhador e nem para o gestor de todo o sistema. Até porque os equipamentos estarão em pleno funcionamento, as engrenagens e sistemas devidamente revisados e a segurança do colaborador resguardada.

Principais acidentes de trabalho na indústria

Já estamos cientes da problemática em torno do número elevado de acidentes de trabalho que ocorrem anualmente, principalmente nas fábricas, e que podem ser minimizados com a manutenção industrial. Mas quais ocorrem com maior frequência? Veja a seguir:

  • Queda de altura 

Este é um tipo de acidente dos mais comuns, uma vez que as atividades em alturas elevadas estão presentes em qualquer segmento industrial. 

Normalmente, ocorre pela falta de uso dos equipamentos de proteção necessários e também por julgamentos equivocados quanto aos riscos que a atividade possui. 

Para proteção, deve-se adotar o cinto de segurança tipo paraquedista, talabarte, trava quedas, linhas de vida, estruturas de acesso e proteção, além do capacete jugular, óculos, luvas e botas de segurança. 

  • Choques elétricos 

É um acidente comum não apenas aos colaboradores que atuam com rede elétrica. Afinal, o contato com fios desencapados, fontes não isoladas e o acesso a locais com alta tensão são situações que envolvem esse risco. 

  • Prensamento ou esmagamento

Acidente que ocorre durante a movimentação de objetos pesados, ou quando ao exercer tarefas em máquinas e equipamentos pesados, as engrenagens, rolos e outras peças podem prender os colaboradores, causando lesões graves.  

  • Intoxicação por gases e vapores 

Ocorre quando existe a exposição a produtos químicos, como na entrada de espaços confinados, ou em laboratórios químicos onde a capela não está adequada, ou em áreas de processos, que geram vapores e gases de forma não controlada. 

Leitura recomendada: Agentes químicos no ar: qual a diferença entre fumos, poeiras, névoas, gases e vapores?

  • Cortes e perfurações 

Acontece quando há o manuseio de ferramentas de corte, como serras, guilhotinas, tornos, estampagem e prensas. 

Como a manutenção industrial pode minimizar esses acidentes

Uma das formas de prevenção está relacionada à manutenção industrial e podemos destacar os seguintes tipos:

Manutenção mecânica 

Tem como objetivo sempre manter todos os equipamentos de forma a aumentar a sua eficiência. Quando feita de forma preventiva, evita as avarias e os acidentes. Além dos maquinários de linha de produção, incluímos aqui os equipamentos de proteção coletiva, que devem ser mantidos sempre em pleno funcionamento para a prevenção da saúde dos colaboradores. 

Manutenção de motores 

O bom desempenho dos motores elétricos e sua vida útil exigem um conjunto de ações. O que contempla o acompanhamento especializado do desempenho dos motores e uma atuação constante na prevenção e conservação dos equipamentos, uma vez que parar não é a melhor opção. 

Alguns pontos devem ser considerados, como a limpeza periódica, lubrificação, intervalos de relubrificação, quantidade e qualidade da graxa utilizada, substituição de rolamentos e definição da periodicidade das manutenções.

Manutenção de tanques 

São muitas as substâncias químicas que podem ser armazenadas em tanques. Todo trabalho com substâncias químicas exige cuidado extra e capacitação. Por esse motivo, a manutenção desses equipamentos deve ser programada e preventiva. 

Deve-se fazer a limpeza para remoção de sedimentos acumulados, que podem contribuir para a corrosão na estrutura do tanque, bem como a manutenção em todos os equipamentos de controle existentes, como pressão, temperatura, medidor de nível, válvula de segurança, entre outros. 

Adiar esse tipo de manutenção é comprometer a qualidade do produto e gerar condições para a ocorrência de acidente graves. 

Manutenção elétrica 

A manutenção elétrica é fundamental para garantir o bom funcionamento de painéis, máquinas e equipamentos industriais. Por meio dela, é possível prevenir danos e corrigir diversos problemas, evitando acidentes que podem comprometer a segurança dos colaboradores ou paralisar a produção. 

Alguns exemplos do que fazer são: dimensionamento da rede, estado das fiações, isolação e outros componentes, infraestrutura elétrica, avaliação dos circuitos e equipamentos. 

Manutenção hidráulica 

Tem como foco os sistemas e componentes hidráulicos que necessitam de cuidados e verificações periódicas. A ausência dos processos preventivos pode gerar problemas como furos em encanamentos, travamento de válvulas, equipamentos queimados, perda de vedação, filtros sujos, desgastes em cilindros, entre outros.

Manutenção civil das instalações 

Muitas vezes, temos a ideia de que a manutenção industrial está relacionada apenas à manutenção de equipamentos. Porém, ela é muito mais ampla, se considerarmos que, no setor industrial, a construção civil exerce um papel de muita importância em manutenções corretivas e preventivas. 

Então, a manutenção civil tem como objetivo executar trabalhos de recuperação estrutural nas edificações, avaliando as condições do imóvel, incluindo os sistemas hidráulicos, elétricos, de comunicação e acesso.

Obrigatoriedade de manutenção 

Lembramos ainda que a manutenção industrial é uma obrigatoriedade legal, como as exigências previstas na:

  • Norma Regulamentadora 12 (NR12) – Segurança no trabalho de máquinas e equipamentos;
  • Norma Regulamentadora 10 (NR10) – Segurança em instalações e serviços de eletricidade;
  • ABNT-NBR 5462/1994 – Confiabilidade e mantenabilidade, que atualmente se encontra em revisão.

Podemos concluir então que a manutenção industrial deve ser encarada como ação estratégica, como uma forma de se alcançar excelência na gestão industrial.

Leitura recomendada: Como contratar a melhor consultoria em segurança química

Conheça a Chemical Risk

Além da manutenção industrial, existem diversas outras medidas que as fábricas podem adotar para minimizar o risco de acidentes de trabalho e garantir maior segurança em suas operações.

Para isso, é importante contar com uma assessoria especializada em segurança e saúde do trabalho e segurança química, como a Chemical Risk

Com mais de 10 anos de experiência e profissionais altamente qualificados, somos capazes de avaliar todas as condições presentes na estrutura de trabalho da sua empresa e indicar as ações ideais para corrigir potenciais problemas e riscos.

Dessa forma, você cuida da proteção dos seus colaboradores e ainda assegura a conformidade com as legislações em vigor. Quer conhecer mais detalhes sobre nossos serviços? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento gratuito!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *