Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Como promover qualidade de vida no trabalho e reduzir acidentes

Nunca se falou tanto em qualidade de vida no trabalho, como, nos últimos tempos, já que esse aspecto pode significar melhor produtividade dos colaboradores, maior satisfação com a empresa e maior retenção de talentos.

Já houve um tempo em que a qualidade de vida no trabalho significava apenas salário alto e benefícios. Mas isso ficou no passado e, atualmente, os funcionários querem mais incentivos e investimentos, como mostram as pesquisas de satisfação dos trabalhadores.

Hoje em dia, esse conceito é muito mais abrangente e atualizado, condizente com a busca do sentir-se bem, no sentido completo do termo.

O que é qualidade de vida no trabalho?

Antes de saber como estimular a qualidade de vida no trabalho, vamos conhecer melhor o assunto.

A qualidade de vida no trabalho, também conhecida pela sigla QVT, diz respeito às condições de vida dentro do ambiente corporativo. Ela refere-se ao grau de satisfação das necessidades pessoais que o funcionário consegue obter enquanto exerce sua função.

A QVT tem como objetivo encontrar o ponto de equilíbrio entre o bem-estar do trabalhador e a eficácia da empresa. Inclusive, a qualidade de vida é tão importante, que é um dos indicadores da saúde organizacional.

Para promover este aspecto na prática, então, são necessárias melhorias em termos de infraestrutura, higiene e segurança do ambiente, assim como dos fatores psicológicos e sociais.

A importância da qualidade de vida no trabalho

Investir em bem-estar no trabalho é de extrema importância para qualquer tipo de empresa, seja qual for o seu segmento de atuação ou seu porte. 

Uma equipe com essa cultura bem sedimentada tem resiliência no trabalho. Ou seja, passa pelas mais adversas situações de forma saudável e cresce, não só individualmente, mas também enquanto companhia.

Além disso, os funcionários que acreditam na empresa e reconhecem os esforços para melhorar a vivência dentro da rotina diária são mais felizes e encontram no trabalho muito mais do que o seu sustento, encontram propósito.

Vale lembrar que alinhar as causas pessoais às preocupações da companhia é dar significado ao que está sendo feito. Esse é um dos principais desejos das novas gerações quando estão procurando empregos. Compartilhar a missão e os valores da empresa também faz parte da qualidade de vida no trabalho.

Dessa forma, quando a empresa implementa políticas que promovem o bem-estar físico e emocional dos funcionários, acaba causando uma grande influência no desempenho e, consequentemente, nos resultados que a equipe entrega.

Leitura recomendada: Trabalhos perigosos e os desafios da segurança de produtos químicos

Principais benefícios de garantir a qualidade de vida no trabalho

Todo o investimento para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho gera inúmeros benefícios para as empresas, como:

  • Aumento da produtividade 

Colaboradores felizes e satisfeitos trabalham com mais eficiência e disposição e, como resultado, há uma melhora significativa na qualidade dos produtos e nos serviços entregues aos clientes. Adicionalmente, o ambiente se torna melhor, o que promove o surgimento de novas ideias, permitindo o desenvolvimento e o crescimento do negócio.

  • Melhora a sinergia entre os setores

Quando existe qualidade de vida no trabalho, percebe-se uma maior facilidade nos relacionamentos interpessoais e na comunicação interna da empresa. Isso faz com que as equipes consigam conversar de forma mais clara e objetiva, evitando intrigas e desacordos e todos saem ganhando, principalmente a organização.

  • Redução dos índices de absenteísmo e turnover 

A insatisfação com o trabalho é uma das principais causas do aumento no índice de absenteísmo. Além dos casos em que os colaboradores se atrasam ou deixam de ir ao trabalho por não estarem tão motivados, há um aumento na incidência de doenças e males oriundos do alto nível de estresse. 

Nos cenários mais graves, acontece a perda de talentos importantes, que deixam o cargo por outra oportunidade mais atrativa.

Leitura recomendada: Principais consequências dos acidentes de trabalho

Como gerar qualidade de vida no trabalho

Algumas ações são fundamentais para proporcionar boas experiências no ambiente de trabalho. Confira, a seguir, as principais delas e saiba como colocá-las em prática na sua empresa.

  • Proporcione oportunidades de carreira 

Uma das principais características de um ambiente profissional com qualidade de vida é a valorização e o reconhecimento dos profissionais. O papel do gestor é proporcionar oportunidades para a carreira de seus funcionários, uma vez que ter perspectivas de crescimento dentro da empresa é um fator a mais para que o funcionário se sinta motivado. 

  • Otimize o diálogo com os profissionais 

Sem dúvida, a comunicação tem uma forte influência na maneira como os profissionais se relacionam internamente. É preciso conhecer as necessidades dos colaboradores e tomar medidas para atendê-las. 

Quando o funcionário tem percepção de que suas necessidades e ideias são ouvidas, ele compreende sua importância no todo da organização, sente-se motivado e estará disponível para dar ideias e inovar, indo além da simples execução de seu trabalho. 

Já a falta de diálogo deixa os colaboradores sem orientação, o que favorece erros nas tarefas e conflitos internos. Antes de qualquer ação, a melhoria da comunicação deve considerar o comprometimento da liderança. 

  • Forneça feedbacks 

É muito importante que o funcionário saiba se está realizando a sua atividade da forma esperada e como pode melhorar seu desempenho de acordo com as expectativas da empresa. Para isso, os feedbacks e as avaliações são muito importantes, seja através do acesso dos funcionários ao resultado de seu desempenho ou por meio de pesquisas e indicadores. 

  • Ofereça flexibilidade 

Um dos principais objetivos dos funcionários, hoje em dia, é ter maior flexibilidade, seja nos horários de trabalho ou até na modalidade de realização dos serviços. Proporcionar tal mobilidade, com diferentes horários de entrada e saída e com a possibilidade de home office, com certeza, vai cativar os profissionais.

  • Melhore a segurança no trabalho

Vale destacar que a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada à ausência de acidentes nos ambientes corporativos. Nesse sentido, a segurança do trabalho tem papel preponderante com as ações de proteção e prevenção, para a manutenção da integridade dos funcionários.

Como reduzir os acidentes do trabalho

Já abordamos, anteriormente, as consequências dos acidentes de trabalho, tanto para o acidentado, quanto para a empresa e também todos os custos, sejam diretos ou indiretos quando da ocorrência desses eventos. 

No entanto, existem diversas ações que a gestão de saúde e segurança do trabalho pode executar para a redução dos acidentes de trabalho. Confira, a seguir, algumas destas medidas:

  • Faça o reconhecimento dos riscos 

Avalie todas as etapas do processo e verifique a existência de riscos, sejam eles riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes ou ergonômicos. Com esse conhecimento, elabore um inventário de riscos e estabeleça as prioridades para as ações a serem tomadas, como avaliações de agentes físicos e químicos, correções que já podem ser efetuadas, entre outros.

  • Sinalize as áreas de perigo 

A sinalização preventiva contribui para diminuir o índice de acidentes de trabalho em qualquer empresa. Todos os lugares perigosos devem apresentar sinalização adequada, que deve ser facilmente compreendida por todos. A Norma Regulamentadora 26 (NR-26) estabelece o uso de cores para a sinalização.

  • Capacitação dos funcionários 

É importante oferecer treinamentos aos funcionários antes de eles começarem a exercer suas atividades e durante todo o tempo em que estiverem na empresa. Esses treinamentos têm o objetivo de preparar o profissional para exercer sua função adequadamente considerando todos os riscos envolvidos. 

O trabalhador precisa saber usar corretamente os equipamentos à sua disposição, sejam os equipamentos de proteção coletiva ou os equipamentos de proteção individual, além de fazer uso das medidas de segurança e evitar ao máximo as situações que causam acidentes de trabalho.

  • Realize inspeções de segurança 

O objetivo principal das inspeções de segurança é detectar as possíveis causas que propiciem a ocorrência de acidentes, visando tomar ou propor medidas que eliminem ou neutralizem os riscos de acidentes de trabalho. Detectando os riscos e tomando medidas preventivas, o trabalhador pode executar suas tarefas de forma segura e tranquila, com qualidade.

  • Documente os acidentes de trabalho 

É importante fazer uma análise minuciosa de cada acidente que ocorrer, com os nomes dos envolvidos, a causa provável do acidente, como ele poderia ter sido evitado, recomendações sobre procedimentos a tomar e assim por diante. Essa documentação servirá, inclusive, em outros momentos, para fornecer dados e embasar o diagnóstico de riscos.

Como uma consultoria de segurança do trabalho pode ajudar

Fica claro que, para se obter a qualidade de vida no trabalho, são necessárias várias ações, que compreendem aspectos administrativos, comportamentais e de segurança do trabalho. O envolvimento dessas esferas vai levar à melhoria pretendida e, como consequência, aumentará o reconhecimento da empresa e a consolidação de sua imagem.

Neste cenário, contar com uma empresa especializada em saúde e segurança ocupacional pode auxiliar e muito o seu negócio. 

A Chemical Risk, consultoria em gestão do risco químico e de segurança ocupacional, possui mais de 10 anos de experiência, profissionais altamente gabaritados, serviços de excelência e suporte integral.

Atuamos com análise de periculosidade e insalubridade, implementação da NR-20, análise crítica do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, além de treinamentos de segurança.

Quer saber mais detalhes dos nossos serviços? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *