Chemical Risk

+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Como contratar a melhor consultoria em segurança química

A segurança química é um conceito global, que foi desenvolvido com o objetivo de assegurar a proteção da saúde, da vida e de manutenção das condições normais do ambiente. Isso frente aos riscos das atividades compreendidas em todo o ciclo de vida dos produtos químicos, abrangendo substâncias e misturas. Para fazer a gestão de todo esse processo, uma consultoria em segurança química se faz necessária.

O que é a segurança química?

A segurança química consiste na utilização racional e consciente das substâncias e produtos químicos com vistas à proteção da saúde humana e do meio ambiente. 

Esta atividade é gerenciada por meio de dispositivos legais e voluntários, bem como de instrumentos, mecanismos e práticas, em busca de um equilíbrio entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Quando todas as atividades que envolvem produtos químicos são realizadas de forma a garantir a segurança da saúde humana e do meio ambiente, então a segurança química é alcançada. 

Leitura recomendada: Segurança no manuseio de produtos químicos: 10 dicas úteis 

O que engloba a segurança química?

A segurança química abrange todos os produtos químicos, naturais e fabricados. Além disso, envolve toda a gama de situações de exposição, desde a presença natural de produtos químicos no ambiente até a sua extração ou síntese, produção industrial, armazenamento, transporte e eliminação.

Quais os riscos da exposição a produtos químicos?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1,6 milhão de vidas e 45 milhões de anos de vida ajustados à incapacidade foram perdidos em 2016 devido à exposição a produtos químicos selecionados.

No entanto, os dados estão disponíveis apenas para um pequeno número de exposições a produtos químicos e as pessoas são expostas a muito mais produtos químicos todos os dias.

Estima-se agora que as intoxicações involuntárias causem aproximadamente 100.000 mortes anualmente, sendo a maior parte (78.000) considerada evitável. Mas apenas 47% dos países têm um centro para cuidados contra envenenamento.

No Brasil, de 2012 até 2018, o país registrou 475.391 acidentes de trabalho por agentes químicos. O que equivale a um trabalhador atingido a cada 7 minutos e 27 segundos. No mesmo período, foram 798 mortes notificadas, sendo uma a cada três dias, de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. 

Como a consultoria em segurança química pode ajudar?

Neste contexto, a segurança química contempla muitos componentes científicos, técnicos e todo um arcabouço de legislações e normas que têm como objetivo a avaliação do risco em todas as etapas do ciclo de vida de um produto.

Assim, fica claro que as competências para realizar a gestão do risco químico devem ser multidisciplinares. Dentre elas, destacamos a toxicologia, a ecotoxicologia, o processo de avaliação de risco químico, segurança do trabalho, medicina do trabalho etc.

Atentas a esse quadro, as empresas brasileiras têm desenvolvido novos produtos e tecnologias para proteger trabalhadores contra agentes químicos. Além disso, um crescente número de legislações e normas têm sido publicadas. Nesse sentido, surgem as dificuldades de atendimento a todas essas demandas em função da necessidade da contratação de profissionais especializados.

Uma alternativa importante é a contratação de uma consultoria em segurança química especializada no assunto. O que tem se mostrado eficaz para o detalhamento de todas as necessidades para que as empresas possam estar em conformidade com as exigências e obterem a otimização de seus processos.

Leitura recomendada: Como conhecer os riscos químicos: perigos físicos e à saúde humana

Para que serve a consultoria em segurança química?

Esse tipo de consultoria pode ajudar a sua empresa a colocar em prática o conceito de segurança química. Isto é, contemplando a análise de todo o processo, desde o recebimento das matérias-primas até a expedição do produto final, frente a todo conjunto de legislações específicas.

Outro aspecto referente à atuação da consultoria em segurança química é a recomendação de ações e medidas preventivas destinadas à melhoria dos ambientes do trabalho.

As ações ou medidas preventivas adotadas durante a consultoria podem ser de caráter técnico, administrativas, educativas, de engenharia, organizacionais, higiene ocupacional, ambientais, entre outros.

A principal finalidade da consultoria é promover a melhoria contínua dos processos existentes e promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Tudo a partir de um diagnóstico completo das atividades da empresa, com foco nos produtos químicos.

Saiba mais: Documentos de segurança química: por que contratar uma consultoria?

O que esse tipo de consultoria oferece às empresas?

A consultoria em segurança química realiza uma série avaliações dentro da organização, como por exemplo:

  • Análise dos documentos de segurança química: FISPQ, rótulo das embalagens, Ficha com Dados de Segurança de Resíduos e outros para verificar sua adequação às normas vigentes;
  • Levantamento de necessidades de treinamentos em relação às normas regulamentadoras, como a NR-26 e a NR-20;
  • Análise dos documentos de segurança do trabalho: PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
  • Análise do processo de trabalho e verificação da adoção de equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual;
  • Verificação do atendimento às exigências de armazenamento de matérias primas e/ou produtos acabados;
  • Verificação do armazenamento de resíduos e disposição dos mesmos;
  • Avaliar a conformidade com as legislações e normas vigentes para transporte, manuseio, armazenamento e gestão de resíduos químicos.
  • Sugerir as medidas corretas de prevenção e controle.

Por que investir na consultoria em segurança química?

Além da obrigatoriedade legal, estar em conformidade com todas as legislações e normas específicas para esse segmento de produtos químicos, a consultoria aumenta a produtividade das empresas.

A atuação da consultoria também ajuda a reduzir acidentes e minimizar os custos relacionados aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Por meio da contratação da empresa especializada, também fica clara a preocupação da empresa com a segurança de seus colaboradores. O que contribui para a promoção do bem-estar físico e emocional, além de aumentar a credibilidade diante dos fornecedores, clientes, colaboradores e imagem diante do mercado.

Como escolher a melhor consultoria?

Para a escolha de uma consultoria em segurança química, alguns aspectos devem ser observados, tais como:

  • Qualificação técnica e capacidade da consultoria;
  • Experiência dos profissionais envolvidos no projeto;
  • Conhecimento de mercado;
  • Atuação em segmentos específicos;
  • Customização dos projetos de acordo com a necessidade da empresa;
  • Credibilidade e reputação no mercado;
  • Opinião de clientes.

O sucesso de uma empresa se deve em parte à imagem positiva que ela possui e sua reputação diante do mercado.

A Chemical Risk possui todos os requisitos citados anteriormente e proporciona aos seus clientes segurança, qualidade e eficiência em serviços de consultoria, desenvolvimento, coordenação e execução de diversos tipos de projetos de segurança química.

Contamos com diversos serviços para mapeamento de risco químico, inventário de produtos químicos, avaliação da NR-26, elaboração de documentos como a FISPQ, entre outros. Também realizamos treinamentos in company para manuseio seguro de produtos químicos, gestão do risco químico e muito mais!

Ficou interessado? Entre em contato conosco e solicite uma proposta gratuita!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.