Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Campanha Abril Verde: como conscientizar sobre segurança do trabalho

O mês de abril é marcado por várias datas que dizem respeito à conscientização e prevenção no ambiente de trabalho. No dia 7, temos o “Dia Mundial da Saúde” e, no dia 28, celebramos o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho” e o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”. Por esse motivo, existe o movimento “Abril Verde” com objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção.

Leitura recomendada: 9 acidentes de trabalho mais comuns

Como funciona esse movimento Abril Verde?

Abril Verde é uma campanha de conscientização de Saúde e Segurança do Trabalho, e busca reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 

A campanha visa conscientizar empresas, trabalhadores e toda a sociedade civil sobre a importância da Saúde e Segurança do Trabalho e sua prevenção.

Por que dia 28 foi escolhido para a segurança e saúde no trabalho?

No dia 28 de abril de 1969, em uma mina na cidadezinha de Farmington, West Virginia, nos Estados Unidos, uma explosão matou 78 mineiros. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou, então, em 2003, essa data como o dia oficial da segurança do trabalho, sendo seguida por vários países.

No Brasil, a Lei Nº 11.121/2005 definiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no dia 28 de abril de cada ano. Assim, o mês de abril, com a cor verde da segurança do trabalho, dispõe agora do Abril Verde, uma campanha para se pensar em segurança. 

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho de 2023 é celebrado em todo o mundo em 28 de abril e este ano o tema escolhido pela OIT incide sobre a inclusão de “um ambiente de trabalho seguro e saudável” como princípio fundamental e direito no trabalho.

Dados alarmantes

Esta preocupação global com esta área faz todo o sentido! Basta olharmos para os números abaixo para termos uma noção da seriedade do assunto.

De acordo com as estatísticas da OIT, a cada 15 segundos, morre um trabalhador(a) em virtude de um acidente de trabalho ou de doença relacionada com a sua atividade profissional. Ou seja, 6.300 mortes por dia num total de 2,3 milhões de mortes por ano. 

Também 313 milhões de trabalhadores e trabalhadoras sofrem lesões profissionais não fatais todos os anos, ou seja, 860.000 pessoas feridas no trabalho todos os dias.

No Brasil, de acordo com a estatística do SmartLab, apenas em 2022 ocorreram 612.920 acidentes de trabalho, sendo 2.538 acidentes com óbitos. Adicionalmente, ocorreram 115.954 acidentes sem ter a Comunicação de Acidente de Trabalho emitida, o que representa 18,9%. 

Segundo o relatório atualizado em março de 2023, o Brasil registrou a maior taxa de mortalidade no trabalho dos últimos 10 anos: 7 mortes notificadas a cada 100 mil vínculos empregatícios formais. Em uma década, foram 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil vidas perdidas.

Leia também: Prevenção de acidentes: 8 medidas para sua empresa

Quais são os objetivos do Abril Verde?

A relação desse movimento com as áreas de saúde e segurança no trabalho são bem claras, principalmente no setor industrial, em que existe grande risco de danos físicos aos seus colaboradores. 

Alguns dos objetivos do Abril Verde citamos a seguir: 

  • Conscientização sobre a segurança e saúde do trabalho 

Muitas vezes, a causa dos acidentes de trabalho é a negligência, seja por parte das autoridades, dos gestores ou dos próprios colaboradores. Fica claro que se faz necessária uma reeducação de todos os envolvidos. 

A segurança no trabalho envolve múltiplos fatores e evitar acidentes deve ser um objetivo maior, em que estão envolvidos a própria empresa, todos os colaboradores que atuam em contexto de maior risco e o setor público.

  • Debater responsabilidade e ações 

Nas discussões sobre responsabilidades, não devemos permitir que essa seja direcionada para um ou outro lado da discussão, porque dessa forma não se chega a nenhum consenso e na prática nada será feito. 

O Abril Verde busca focar esse debate e ajudar a estabelecer quais são as responsabilidades de cada um e quais ações devem ser tomadas, garantindo a cooperação de todos para a concretização desse objetivo.

  • Promover a qualidade de vida no trabalho 

É necessário pensar na preservação da saúde, e não apenas nos danos diretos ao corpo. Exposição a agentes como calor, frio, produtos químicos, sons altos ou esforço repetitivo prejudicam consideravelmente o bem-estar, contribuindo para a diminuição da produtividade e aumento nas faltas ao trabalho e, como consequência, tanto os profissionais quanto a empresa saem no prejuízo.

  • Incentivar a prevenção 

Prevenir os acidentes é sempre a melhor estratégia, disso não há nenhuma dúvida. Esse é um dos grandes objetivos dessa campanha.  O investimento em procedimentos mais seguros, uso de equipamentos de proteção individual, alterações de processo, substituição de produtos químicos por outros menos tóxicos, entre outras ações, fazem uma grande diferença quando se pensa em prevenção.

Saiba mais: Como promover qualidade de vida no trabalho e reduzir acidentes

O que fazer na campanha Abril Verde

Como mencionamos, a campanha Abril Verde tem grande relevância em relação à conscientização sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Para que você possa promover o Abril Verde na sua empresa, separamos algumas ideias de como conscientizar os seus colaboradores. Confira!

1. Decore a empresa com a cor verde 

Para a empresa entrar no clima da campanha, utilize o verde em fitas, balões e adesivos, entre outras maneiras criativas. Divulgue a campanha por meio de banners, painéis e cartazes, em pontos estratégicos da empresa, incentivando assim, a adesão dos colaboradores. 

2. Realize os Diálogos Diários de Segurança (DDS) 

O DDS é uma prática que se baseia em todos os dias realizar diálogos com os colaboradores, conscientizando-os sobre os riscos ocupacionais, manuseio de equipamentos, ética de segurança e treinamentos. E por que não aproveitar o Abril Verde para sua realização? 

Veja as nossas sugestões de temas: conscientizar os colaboradores quanto aos riscos ocupacionais; apresentar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR); conscientizar os colaboradores sobre a Nova CIPA; revisar os treinamentos. São muitos os assuntos que você pode abordar! 

3. Realize a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) 

Por que não aproveitar o mês de abril e realizar a SIPAT da empresa? Já que a SIPAT é uma semana inteira dedicada à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Então, nesse período, são realizadas atividades relacionadas aos temas que impactam a saúde e segurança dos colaboradores, tanto no âmbito profissional como no pessoal, como ergonomia no trabalho e saúde mental. De tal modo, seria uma ótima oportunidade coincidir os dois eventos. 

4. Crie uma agenda de eventos

Palestras, debates e outras formas de abordagem sobre segurança do trabalho são eventos muito úteis. Aproveite o momento e realize lives, webinars, encontros on-line e afins. Promova a participação dos colaboradores, naqueles assuntos que são de interesse para todos. 

Leia também: É possível zerar os acidentes de trabalho na empresa? Veja 5 cuidados!

5. Invista em tecnologia 

Você já ouviu falar em gamificação? A gamificação (gamification) pode ser compreendida como a utilização de dinâmicas e processos dos jogos fora de seus contextos, para compartilhar conhecimentos, engajar os colaboradores, testar o aprendizado, incentivar mudanças de comportamentos e resolver problemas. 

No contexto dos treinamentos em segurança do trabalho, a gamificação pode ser composta por recompensas, metas, regras, participação e feedback. Dessa forma, com esses elementos, é possível fazer com que o curso se torne atrativo e capaz de desconstruir a visão de que todo treinamento é longo, tedioso ou desnecessário.

Com esse recurso, os colaboradores ficam cientes da importância do treinamento e sabem que serão recompensados pela participação. Essa metodologia permite o engajamento entre os colaboradores e os transforma em sujeitos ativos que aprendem e conseguem reter o conteúdo de maneira eficaz.

Ao envolver os indivíduos, também é possível estimular as mudanças de comportamentos e o desenvolvimento de novas habilidades. 

A importância da cultura de segurança

A cultura de segurança e prevenção de acidentes deve ser um dos pilares da estratégia da empresa para promover ações de SST com engajamento dos colaboradores para que eles tenham o resultado esperado no longo prazo.

Por isso, é extremamente importante implementar essas e outras iniciativas que promovem a saúde e segurança do trabalho ao longo de todo o ano. E que o mês de abril sirva como o reforço de uma cultura prevencionista. 

Conheça a Chemical Risk

Para te ajudar a entender os riscos químicos e os riscos de saúde e segurança do trabalho presentes na sua empresa, conte com uma consultoria especializada.

A Chemical Risk possui mais de 10 anos de experiência, com profissionais altamente qualificados e equipe interdisciplinar.

Atuamos em toda a avaliação de risco e recomendações de medidas que sua organização deve adotar, com serviços de segurança química, saúde e segurança do trabalho, assuntos regulatórios, meio ambiente e outros.

Além disso, realizamos treinamentos para empresas sobre os mais diversos temas.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito.

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *