Chemical Risk

+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Como criar o planejamento em saúde e segurança do trabalho para 2022

O planejamento em saúde e segurança do trabalho é a melhor forma de garantir a proteção dos colaboradores da empresa, ajudando na prevenção dos riscos. 

Afinal, os acidentes de trabalho fazem parte do negócio, especialmente em alguns segmentos que estão mais expostos a riscos.

Então, este planejamento é um dos grandes desafios dos gestores, que precisam encontrar meios de gerenciar os potenciais riscos existentes nas atividades executadas. 

Assim, é possível minimizar os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como aumentar a produtividade e diminuir os riscos financeiros da empresa.

Leitura recomendada: É possível zerar os acidentes de trabalho na empresa? Veja 5 cuidados!

Consequências da falta do planejamento em saúde e segurança do trabalho

Sem um planejamento bem elaborado, os profissionais e gestores de saúde e segurança do trabalho encontram-se em uma situação perigosa. Isso porque o número de ocorrências tende a ser muito maior se não existe um plano claro para impedir que elas ocorram.

Ao mesmo tempo, o gestor é obrigado a enfrentar situações as quais não está preparado, o que compromete a efetividade das ações tomadas.

Aliás, adotar posturas reativas e improvisação é a forma mais eficiente de se chegar ao insucesso. E uma empresa que pretende ser eficiente em saúde e segurança do trabalho precisa atuar de forma efetiva, inteligente e assertiva, com estratégias que permitam enfrentar os desafios de SST. 

O mais recomendado é a implementação de um gerenciamento completo de SST, focado nos princípios do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act or adjust, ou seja, Planejamento, Execução, Checagem e ações ou ajustes).  

Leitura recomendada: Por que investir em segurança do trabalho? Saiba como calcular o ROI

Principais passos do planejamento em saúde e segurança do trabalho

Neste artigo, iremos abordar especificamente a etapa de planejamento em saúde e segurança do trabalho, sendo esta primordial para a gestão eficiente em SST.

Podemos destacar aqui alguns passos a serem seguidos para a elaboração do planejamento:

  • Identificação de perigos 

Trata-se das situações de SST que possuem potencial de gerar acidentes ou doenças ocupacionais, podendo estar associadas ao processo produtivo, instalações elétricas, máquinas e equipamentos, condições ambientais, ergonomia etc.  

A identificação ou levantamento dos perigos pode ocorrer de maneiras diversas, como por exemplo: análise do processo produtivo que pode ser efetuada por etapas e atividades da operação para uma avaliação mais precisa.

No caso das instalações prediais, a atenção deve ser dada a questões como rampas, escadas, trincas, fissuras, ventilação, instalação elétrica, sistema de prevenção de incêndio etc. 

Também podem ser consultados relatórios de auditorias realizadas e entrevistas e questionários com os colaboradores que atuam nos processos, operam máquinas ou coordenam atividades potencialmente perigosas. 

Não se esqueça de considerar o envolvimento de profissionais com conhecimentos técnicos específicos, como área de eletricidade e manutenção e área de processos, para auxiliar no levantamento dos perigos. 

  • Avaliação de risco 

É essencial para identificar todas as situações que podem prejudicar a saúde dos colaboradores e oferecer risco à sua segurança. É importante que se classifique os riscos para se obter uma ordem de relevância. 

Leitura recomendada:
Avaliação dos riscos químicos: entenda como funciona a análise quantitativa
Reconhecimento de risco no trabalho: entenda a transição do PPRA para o PGR

  • Requisitos legais 

É fundamental identificar todos os requisitos legais relacionados à SST que a empresa deve cumprir. Neste sentido, é necessário realizar um levantamento detalhado para promover melhorias na cultura prevencionista da organização.

  • Definição de metas e objetivos 

Essa definição deve considerar todas as etapas anteriores, sendo que as metas são a quantificação dos objetivos. 

  • Plano de ação 

Depois de toda a avaliação de riscos e definição de metas, chega o momento do planejamento em saúde e segurança do trabalho de elaborar o plano de ação.

Este é o documento que contém as medidas que devem ser executadas para o cumprimento dos objetivos traçados. É a partir do plano de ação que o planejamento começa a ser executado e movimenta todo o trabalho de prevenção, gerando os resultados esperados. 

Para melhor organizar o plano de ação e facilitar a sua construção, existem alguns modelos sugeridos. Porém, cada empresa pode e deve estruturar seu planejamento conforme suas conveniências.  

Um dos modelos mais conhecido é o 5W2H, que propõe sete perguntas que podem ser dispostas numa planilha, as quais traduzem a essência de um plano de ação. As sete perguntas são: O que? Por quê? Como? Onde? Quando? Quem? Quanto?  

  • Responsáveis 

É necessário definir um responsável para gerenciar o planejamento globalmente, como também definir um responsável pela execução de cada tarefa/ação definida. 

  • Cronograma 

O próximo passo no planejamento em saúde e segurança do trabalho é definir prazos para a execução das ações previstas. Assim, é possível que todas as meninas sejam executadas dentro de um cronograma bem estabelecido. 

  • Custos e recursos 

Para evitar problemas na execução do planejamento, é necessário analisar as necessidades em termos de recursos humanos, materiais e financeiros. Com isso, os gestores já ficam preparados para os custos e recursos necessários.

  • Indicadores de desempenho 

Os indicadores de desempenho são dados que possibilitam à empresa avaliar o seu planejamento de segurança, identificando em que aspectos ele pode ser melhorado. São fundamentais para verificar se as ações adotadas são as adequadas para chegar ao objetivo proposto e auxiliam o gestor a providenciar as correções necessárias. 

É importante que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento de aonde a empresa pretende chegar e quais as estratégias a serem seguidas, bem como não se pode esquecer que deve existir um alinhamento com o planejamento estratégico da empresa. Isto deve estar claro para cada colaborador envolvido nas ações e tarefas que irão contribuir para se atingir o objetivo pretendido.

Por fim, o planejamento precisa ser aprovado pela direção da empresa. Uma vez que o mesmo é uma estratégia indispensável e também por envolver atividades que, muitas vezes, impactam na rotina da produção e também por necessitar investimentos para a efetivação das ações propostas. 

Comece o planejamento em saúde e segurança do trabalho

O planejamento em saúde e segurança do trabalho é uma atividade que exige organização e disciplina para que, realmente, se torne um aliado estratégico no gerenciamento eficaz de riscos da empresa.

Ao se comportar de forma reativa e improvisada nas questões relacionadas à segurança e saúde do trabalho, a empresa fica exposta a possíveis situações indesejáveis e graves em termos de acidentes de trabalho. O que ainda pode acumular passivos trabalhistas significativos.

Nesse sentido, elabore o seu planejamento de SST se ainda não possuir um, ou revise aquele que você já possui. É o momento para se adequar às exigências legais. Até porque, na área de saúde e segurança do trabalho, muitas mudanças estão previstas para 2022.

Conte com uma consultoria especializada

Para avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho e fazer um planejamento efetivo de modo a minimizar os acidentes, sua empresa pode e deve contar com o apoio de uma consultoria especializada.

Com mais de 10 anos de experiência, profissionais altamente qualificados e serviços de excelência, a Chemical Risk atua em todo o âmbito da segurança química e da segurança ocupacional.

Oferecemos os mais diversos serviços para fazer toda a avaliação e gestão dos riscos no seu negócio, indicando as melhores formas de prevenção e segurança.

Quer saber mais informações? Entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Participe da discussão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.