Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Conheça os principais tipos de inspeção de segurança

As atividades desenvolvidas nos diversos setores de uma empresa formam um conjunto dinâmico, em que tudo acontece ao mesmo tempo, exigindo, muitas vezes, tomadas de decisão rápidas. Logo, as ações de caráter prevencionista e de segurança já devem estar definidas para todos os cenários analisados previamente. Entre os instrumentos de segurança do trabalho, temos a inspeção de segurança.

Trata-se de uma ferramenta muito importante para o controle de riscos, assim como para prevenir, descobrir e corrigir situações que comprometam a segurança dos trabalhadores, como acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

Leitura recomendada: É possível zerar os acidentes de trabalho na empresa? Veja 5 cuidados!

O que é inspeção de segurança e para que serve?

Inspeções de segurança são procedimentos importantes que devem integrar as políticas de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Na prática, consiste na realização de vistorias com o objetivo de identificar possíveis riscos nas empresas, que podem causar algum tipo de dano para o trabalhador no exercício de suas atividades.

A inspeção de segurança pode ser realizada não apenas no ambiente de trabalho em si, mas também nas atividades de trabalho para identificar possíveis riscos. Através das inspeções, é possível traçar um plano de ação com medidas para reduzir os riscos identificados e, com isso, proteger os trabalhadores que ali atuam.

Qual o objetivo da inspeção de segurança?

O principal objetivo na realização das inspeções de segurança é a elaboração de um relatório, que contemplará todos os riscos identificados aos quais os trabalhadores estão expostos, seja na realização das atividades ou presentes no próprio ambiente de trabalho.

O documento resultante da inspeção tem caráter qualitativo e identifica os riscos de acidentes existentes. A partir da identificação desses riscos e das não conformidades encontradas, serão propostas ações para correção e melhorias, o que trará mais segurança para os colaboradores que ali atuam.

O intuito final das inspeções de segurança é eliminar, reduzir ou neutralizar os riscos encontrados com base nas Normas Regulamentadoras aplicáveis. 

Com a inspeção de segurança, o ambiente de trabalho se torna mais seguro e de acordo com as exigências dos órgãos competentes para as atividades que são realizadas. Todas as inspeções de segurança levam em conta diversas metodologias para sua realização. E quanto mais diversas estas forem, melhor.

Saiba mais: 9 acidentes de trabalho mais comuns

7 benefícios da inspeção de segurança

De forma reduzida, podemos citar algumas das vantagens da realização das inspeções da seguinte maneira:

  • Reduzir os riscos de eventuais danos ao patrimônio da empresa bem como os impactos ambientais de sua atividade;
  • Identificar a eficiência das medidas de proteção e segurança adotadas, sejam administrativas, coletivas ou individuais e suas possíveis correções;
  • Identificar práticas inadequadas no ambiente de trabalho, na realização das atividades e  que no dia a dia passam despercebidas, podendo colocar o colaborador em risco;
  • Aumentar o envolvimento dos colaboradores com a própria segurança no ambiente de trabalho através das políticas de prevenção, tornando um espaço colaborativo, de participação para aperfeiçoamento;
  • Reduzir gastos de caráter previdenciário ou trabalhista, como auxílio doença, ou mesmo afastamentos por doenças ocupacionais; 
  • Redução dos índices de acidentes de trabalho, e consequente diminuição do FAP – Fator Acidentário de Prevenção;
  • Gestão dos riscos presentes no ambiente de trabalho, bem como nas atividades realizadas.

Quando consideramos o universo de uma indústria com sua diversidade de setores, fica claro que, para atender a determinados critérios específicos, existem diferentes maneiras e tipos de inspeção de segurança. E é sobre isso que falaremos a seguir.

Tipos de inspeção de segurança

Com base em seus objetivos, de modo geral, as inspeções podem ser classificadas de diferentes maneiras. Da mesma forma, os intervalos de realização também variam sistematicamente e, nesse sentido, realizá-las no tempo adequado é primordial.

A inspeção também pode ter sua realização de forma programada, tornando mais fácil a realização nos intervalos apropriados. Confira abaixo cada um dos tipos de inspeções!

  • Inspeção de Segurança Geral 

Como o próprio nome sugere, é uma inspeção que deve ser realizada em toda a empresa. Deve ser realizada em intervalos regulares, sendo repetida sempre que necessário. Costuma ser realizada por funcionários ligados à área de segurança do trabalho e por membros da CIPA.

  • Inspeção de Segurança de Rotina 

São aquelas realizadas com maior frequência, diária preferencialmente. Servem para detectar problemas do cotidiano como equipamentos com funcionamento inadequado, uso incorreto de EPIs, procedimentos feitos fora do padrão etc.

Seu objetivo é detectar e eliminar os riscos logo no início, sendo uma importante ferramenta para combater os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e acidentes ambientais. Também é realizada por funcionários ligados à área de segurança do trabalho e por membros da CIPA.

  • Inspeção de Segurança Periódica 

É natural que, com o tempo, ocorram desgastes em equipamentos de trabalho, máquinas e ferramentas. A inspeção periódica tem como objetivo identificá-los antes que um acidente aconteça, ou que o colaborador trabalhador possa desenvolver doença ocupacional pelo exercício do seu trabalho. 

Como os desgastes são comuns com o passar do tempo, o ideal é que essas inspeções sejam feitas com certa regularidade. Pode-se estabelecer uma periodicidade para que tais inspeções ocorram. Elas podem ser semanais, anuais ou semestrais. 

O importante é que essa periodicidade seja respeitada para se evitar possíveis riscos de acidentes graças à sua identificação prévia. Algumas dessas inspeções são determinadas por lei e é preciso estar atento a isso.

  • Inspeção de Segurança Especial 

São inspeções mais técnicas e minuciosas. Servem para detectar riscos em que há necessidade de profissionais especializados e equipamentos específicos. 

Na inspeção de segurança especial, são realizadas avaliações quantitativas quanto à medição de ruídos, quantidade de partículas tóxicas no ar, níveis de iluminamento, entre outros, a partir do uso de aparelhagem que permite detectar determinados agentes ambientais.

Leitura recomendada: Por que investir em treinamentos de segurança do trabalho? Entenda!

  • Inspeção de Segurança Parcial 

A inspeção parcial tem como alvo uma área ou prática de trabalho delimitada, específica e objetiva, e tem o intuito de identificar irregularidades naquele perímetro, máquina ou prática de trabalho. 

Por exemplo, dentre os tipos de inspeções parciais, temos certos equipamentos ou práticas de trabalho que são inspecionadas com o intuito de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

  • Inspeção de Segurança Oficial 

É realizada por agentes de órgãos fiscalizadores como o Ministério do Trabalho e Emprego, Vigilância Sanitária, Marinha, Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais, sindicatos, entre outros. Cada órgão possui uma diretriz a seguir e não há como padronizar de que maneira serão realizadas essas inspeções. 

Nesse sentido, é muito importante que a empresa mantenha as documentações de Segurança do Trabalho atualizadas, como análises de riscos, programas de gestão de SST, procedimentos de emergência etc. 

Os auditores buscam saber como as determinações da empresa chegam aos demais empregados. Assim, é comum quererem conversar com alguns funcionários.

  • Inspeção de Segurança Eventual 

É um tipo de inspeção que possui objetivos específicos. Essa inspeção não têm uma data prévia para ser realizada nem tão pouco um lugar o qual deve ocorrer. São inspeções que devem ocorrer a partir da identificação de problemas pontuais nos mais diferentes setores da empresa. 

A partir da identificação de um problema em um determinado setor da empresa, uma inspeção pode ser realizada para que medidas corretivas possam ser adotadas e o problema resolvido. 

Pode ser um tipo de inspeção realizada por diferentes profissionais, desde técnicos de segurança do trabalho a profissionais diretamente envolvidos com a atividade executada no local, ou máquina envolvida. 

É interessante observar que essas inspeções são relativamente importantes para não deixar que as medidas da Segurança do Trabalho deixem de ser priorizadas por questões de negligência. 

Portanto, podemos perceber que as inspeções de segurança são uma ferramenta muito eficaz na prevenção de acidentes e saúde ocupacional. Porém, antes de iniciar qualquer inspeção de segurança, é necessário ter um planejamento claro, contendo cronograma e delegação de funções, já que todos os colaboradores podem contribuir para a detecção de situações de risco.

Não existe um modelo único de como fazer uma inspeção. O ideal é avaliar e definir na fase de planejamento qual é a melhor metodologia e quais tecnologias podem auxiliar nesse processo.  

Conte com uma consultoria especializada

Para avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazer um planejamento efetivo e realizar as inspeções de segurança, a fim de minimizar os acidentes, sua empresa pode e deve contar com o apoio de uma consultoria especializada.

Com mais de 10 anos de experiência, profissionais altamente qualificados e serviços de excelência, a Chemical Risk atua em todo o âmbito da segurança química e da segurança ocupacional.

Oferecemos os mais diversos serviços para fazer toda a avaliação e gestão dos riscos no seu negócio, indicando as melhores formas de prevenção e segurança.

Quer saber mais informações? Entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *