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Gestão de qualidade: como melhorar na sua empresa com a certificação ISO 9001

A gestão de qualidade em uma organização tem como objetivo tornar os processos mais eficientes e oferecer produtos cada vez mais alinhados com as expectativas dos clientes e com a menor margem de defeitos e erros possível. 

Com a gestão de qualidade, é possível promover melhorias nos produtos e serviços que são oferecidos. Assim, a empresa alcança maior satisfação dos clientes. 

De forma prática, podemos definir esse tipo de gestão como um conjunto de normas que irão nortear e controlar as atividades de uma empresa. 

Ao ser implementada, a gestão de qualidade visualiza cada processo como sendo essencial para o resultado da empresa. Isso significa dizer que, quando a empresa desenvolve um novo produto ou serviço, o sucesso dependerá do alinhamento de todas as áreas da organização, do atendimento ao suporte técnico e segurança, do financeiro ao marketing.

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Sistema de Gestão de Qualidade – como implantar?

Provavelmente, você já deve ter visto em algum site, cartão de visitas, assinatura de e-mail, rótulos de alimentos e até mesmo em uma rede social o selo da ISO 9001? 

Muitas organizações se utilizam dessa estratégia para divulgar que possuem a Certificação ISSO 9001. O que significa que estão em conformidade com o sistema de gestão de qualidade da Organização ISO. 

O que é ISO?

A palavra ISO é a sigla do termo inglês “International Organization for Standardization”, traduzida para o português como Organização Internacional de Normalização. Localizada em Genebra, Suíça, a ISO existe há aproximadamente 70 anos e tem como objetivo padronizar normas que são padrões para empresas de todos os países. 

Atualmente, essa Organização possui membros em aproximadamente 170 países. No Brasil, é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) o órgão responsável por recepcionar e aprovar as normas ISO em território nacional.

A ISO 9001 é amplamente utilizada pelas empresas, em função da relevância e abrangência, sendo responsável pelo sistema de gestão de qualidade. É a partir dessa norma que as empresas se baseiam para otimizar os seus processos internos. E, quando a empresa recebe o selo, significa que sua produção, fabricação ou serviço recebeu o certificado ISO de qualidade. 

Quais os princípios que norteiam a ISO 9001 em gestão de qualidade?

Fica claro que uma empresa que siga os padrões de qualidade determinados pela ISO 9001 acaba por otimizar todos ou a grande maioria de seus processos internos.

Veja, a seguir, quais são os principais princípios que norteiam a ISO 9001:

  • Engajamento das pessoas: 

Manter os colaboradores engajados é essencial para que os mesmos coloquem seus conhecimentos e habilidades em prática no negócio. Uma vez que são estes os responsáveis por executar as atividades fazendo com que a empresa se torne bem-sucedida. 

Nesse sentido, os líderes são de fundamental importância nessa etapa, pois eles irão monitorar o alcance dos objetivos e deverão encontrar meios de manter os colaboradores motivados ao longo de todo esse processo. 

Um sistema de gestão de qualidade eficiente dispõe de uma equipe de trabalho unida e envolvida com todos os processos da gestão, sendo este um dos principais recursos da empresa.

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  • Abordagem por Processos: 

É indispensável que os colaboradores tenham uma íntima relação com as tarefas que são executadas no setor em que trabalham, como cada atividade é realizada e de que forma elas se relacionam e se influenciam. 

Dessa maneira, é possível gerenciar melhor o andamento das atividades, garantindo a produtividade das equipes e a realização dos trabalhos dentro do prazo esperado. 

Isso requer uma gestão eficaz das equipes e dos recursos disponíveis na empresa. Como consequência, os resultados serão alcançados com máxima eficiência. 

  • Abordagem Sistêmica para a Gestão: 

Todos os setores da empresa devem ser vistos como um sistema único, de forma que cada setor interaja com o outro, de maneira a facilitar a avaliação e organização de cada um.

  • Foco no Cliente

As necessidades e expectativas dos clientes devem ser entendidas para que sejam atendidas. Dessa forma, é possível garantir que todo o processo produtivo seja coerente com o que será ofertado no mercado e a qualidade esteja diretamente ligada com o que os compradores enxergam como valor.

  • Liderança:

A liderança dentro dos setores e da empresa em geral deve ser sólida e conhecedora de todos os processos existentes em seu setor. Os líderes devem promover um ambiente saudável, de forma que os colaboradores se sintam motivados para alcançar os objetivos estabelecidos.

Isso significa que a gestão de qualidade não se limita a modificar processos. É necessário que se invista na mudança da cultura organizacional e os gestores devem repassar os valores e as metas para todos os colaboradores, de modo a garantir que todos estejam envolvidos para que as ações executadas estejam alinhadas aos objetivos estratégicos definidos. 

  • Gestão de relacionamentos com os fornecedores

Os fornecedores devem ser vistos como parceiros da empresa. Deve ser lembrado sempre que prazos e preços oferecidos pelos fornecedores contribuem, e muito na qualidade final dos produtos e serviços. É preciso criar boas parcerias de negócio e, a partir delas, promover condições para a criação de valor — em uma relação que seja positiva para todos os envolvidos.

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  • Tomada de decisões baseada em evidências: 

Um bom sistema de qualidade possui indicadores e passa por auditorias importantes periodicamente. As decisões devem ser sempre tomadas com base nos fatos, na análise dos dados e informações obtidas com os processos, aumentando-se a confiabilidade e segurança para as melhorias e correção de falhas necessárias. 

Assim, por meio da análise de todos esses fatores, os gestores terão vários índices e documentos para analisar e verificar os prováveis riscos e oportunidades da empresa. A partir daí, podem tomar decisões importantes que podem mudar o rumo da empresa.

Principais benefícios da Certificação ISO 9001 para gestão de qualidade

  • Maior eficiência 

A gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa. A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção. Com isso, a companhia se coloca como um concorrente de peso no seu mercado.

  • Aumenta a satisfação do cliente 

Com a gestão de qualidade, é possível aumentar a satisfação dos clientes, em função das melhorias implementadas, que refletem nos produtos e serviços oferecidos. O resultado é o aumento na probabilidade de fidelização, uma vez que as experiências passam a ser mais positivas. 

Também vale a pena citar o fortalecimento da imagem da empresa no mercado, o que torna a organização mais competitiva.

  • Redução de custos 

É uma consequência da implementação da melhoria dos processos e da otimização das rotinas operacionais para se obter o padrão mínimo de qualidade. Isso também diminui o índice de falhas e erros durante o processo produtivo e reduz o índice de retrabalho. 

  • Melhoria dos processos 

Ao adotar um sistema de gestão de qualidade, é necessário um trabalho de organização dos processos, com uma definição bem clara a respeito das responsabilidades. Parte disso envolve o mapeamento desses fluxos de trabalho e a identificação de falhas e oportunidades de melhorias. 

A partir desse diagnóstico, realiza-se as mudanças necessárias, com o objetivo de aumentar a qualidade e aprimorar os métodos. Como consequência, obtém-se uma melhoria dos processos, que é alcançada por meio da redução de erros, eliminação de tarefas desnecessárias ou repetidas e adoção de rotinas mais eficientes. 

Requisitos comuns da ISO 9001 na gestão de qualidade

Verificamos que alguns dos requisitos muito citados por quem está implementando a ISO 9001 são os documentos obrigatórios de saúde e segurança do trabalho, como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o antigo PPRA (substituído pelo PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos).

Porém, há uma certa confusão, pois eles são obrigatórios para todas as empresas que possuem funcionários contratados no âmbito da CLT e não apenas às empresas que estão procurando se certificar na ISO 9001. 

O fato de eles serem bastante citados se dá em função de existir uma auditoria rigorosa nestes itens, pois são de grande importância para a garantia da qualidade. Nesse sentido, podemos afirmar que não há qualidade sem segurança.

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