Chemical Risk

+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

O que é ciclo de vida do produto e qual sua importância

Cada produto tem um começo, meio e fim. O que podemos considerar a história de vida do mesmo. Você já parou para pensar em todo o processo realizado para que os produtos utilizados no seu dia a dia cheguem até você? Ou seja, qual é o ciclo de vida do produto

É muito importante que se entenda essa “história de vida” de um produto e todos os conceitos envolvidos. Isso porque, dessa forma, será mais fácil enxergar as operações e atividades de uma empresa de uma forma geral, bem como os impactos causados pela fabricação.

Portanto, entender o ciclo de vida de um produto permite o conhecimento dos riscos envolvidos em cada uma das etapas do processo produtivo. E, consequentemente, é possível adotar ações de prevenção para a segurança dos colaboradores, a segurança química e a gestão ambiental. 

Leia também: Como aplicar o desenvolvimento sustentável na produção industrial

O que é Ciclo de Vida do Produto?

A Norma 14001 define Ciclo de Vida do produto da seguinte forma: estágios consecutivos e encadeados de um sistema de produto (ou serviço), desde a geração ou aquisição da matéria-prima, por meio de recursos naturais até a disposição final.

Na prática, o que essa definição significa?

O Ciclo de Vida se refere a todas as etapas de produção e uso do produto, relativas à:

  • Aquisição da matéria prima 
  • Projeto 
  • Produção 
  • Transporte / Entrega 
  • Uso 
  • Tratamento pós-uso 
  • Destinação final, contemplando também reciclagem e reuso quando for o caso.  

As etapas citadas acima contemplam todos os itens do Ciclo de Vida de um produto que pertencem ao SGA, isto é, o Sistema de Gestão Ambiental, tornando mais claro o seu entendimento e sua relação com a gestão ambiental. 

Resumindo, podemos dizer que o Ciclo de Vida do Produto é todo o processo de transformação de uma matéria-prima em um produto final. E o ciclo de vida se encerra quando ocorre o descarte do produto. 

Leia mais: Saiba como implementar um programa de compliance ambiental

Como são avaliados os impactos do ciclo de vida do produto?

Os impactos são avaliados através da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), técnica desenvolvida para a quantificação dos possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. 

A ACV, por possuir uma abordagem sistêmica, é conhecida como do “berço ao túmulo”. Nela, são levantados os dados de impacto em todas as fases do ciclo de vida do produto. 

Atualmente, estamos acostumados a ouvir falar sobre as mudanças climáticas e emissões de CO2, mas existem muitos outros impactos ambientais possíveis no processo produtivo. Afinal, a produção de qualquer produto pode atingir o meio ambiente de diferentes formas.

Neste sentido, os fluxos de matéria e energia envolvidos no ciclo de vida do produto precisam ser medidos e relacionados a diversas categorias de impactos ambientais. Ao final, é possível compreender quais são os danos ou benefícios da fabricação e uso de um produto específico.

Conforme mencionamos, essa metodologia é essencialmente quantitativa de forma que os resultados numéricos refletem as categorias de impacto, permitindo comparações entre produtos semelhantes. Com essa metodologia, é possível identificar os pontos críticos no ciclo de vida do produto e, como consequência, promover melhorias nos processos produtivos. 

Então, fica claro que a ACV é uma ferramenta multidisciplinar, pois abrange várias áreas do conhecimento. 

Qual a utilidade da Avaliação do Ciclo de Vida do Produto?

A ACV pode ser utilizada por vários setores, sendo útil para:

  • Pesquisadores, com o objetivo de ampliar a base científica de conhecimento relacionado a sistemas produtivos e suas relações com o meio ambiente;
  • Indústria, que pode aumentar a eficiência de seus processos, reduzir custos e ainda promover o marketing verde de seus produtos;
  • Contexto governamental também pode se amparar em resultados de estudos ACV para elaborar e fomentar políticas públicas que respeitem o meio ambiente e incentivem práticas sustentáveis.

Leitura recomendada: Química verde: sustentabilidade e sua importância na gestão de produtos químicos

Como funciona uma Avaliação do Ciclo de Vida do produto?

A série de normas ISO 14040 estabelece a estrutura, os princípios, os requisitos e as diretrizes que devem constar em um estudo ACV, sendo que a avaliação se caracteriza pela interação entre suas quatro grandes fases, conforme abaixo:

  • Definição dos Objetivos e Escopo 

É o momento em que se determina o contexto do estudo, e explica como e para quem os resultados serão anunciados, os critérios de qualidade, as regras de corte e quais serão as categorias de impacto consideradas no estudo. 

  • Análise de inventários 

Consiste na coleta dos dados que representam os fluxos de massa e energia que entram e que saem das diversas etapas do ciclo de vida do produto, dentro do contexto estabelecido na fase anterior.

  • Avaliação dos impactos 

Nesta fase, os fluxos que foram definidos no inventário são convertidos em impactos ambientais através da multiplicação dos valores brutos por fatores de equivalência. Dessa forma, é possível obter resultados em unidades comuns, como por exemplo, kg de CO2 equivalentes para a categoria de aquecimento global.

  • Interpretação  

Ao final da fase de interpretação, chega-se a um conjunto de conclusões e recomendações do estudo, através dos resultados da Análise de inventário e da Avaliação de impacto. 

Busca-se identificar as questões significativas do estudo, checar a integridade, a sensibilidade e a consistência dos resultados e definir as conclusões, as limitações e as recomendações do estudo.

Importância da Avaliação do Ciclo de Vida do Produto

A Avaliação do Ciclo de Vida do Produto é apontada como a melhor ferramenta de gestão ambiental para identificar e gerenciar as principais fontes de impacto dentro da cadeia produtiva. 

Também contribui para a inclusão da variável ambiental no planejamento estratégico das empresas. Afinal, permite a elaboração de indicadores ambientais, evidencia pontos de atuação e facilita o acompanhamento das ações de mitigação e redução dos impactos.

A ACV sob o ponto de vista empresarial é aplicada com diferentes objetivos, tais como: 

  • Desenvolvimento de produtos mais sustentáveis
  • Avaliação estratégica de produtos frente a concorrentes
  • Análise de alternativas para redução de impactos dentro da cadeia de valor
  • Maior conhecimento do processo produtivo
  • Gestão da cadeia produtiva
  • Atendimento às exigências de mercados interno e externo
  • Atendimento às leis e políticas ambientais
  • Melhoria da imagem do setor frente à sociedade 
  • Entre outros.

Todo novo produto costuma trazer certa dúvida quanto à segurança em seu uso, em particular. Problemas e riscos desconhecidos que podem aparecer mais tarde na vida útil do produto podem causar dificuldades às empresas e em toda a cadeia de consumo.

Nesse contexto, é necessário gerenciar todos os riscos do produto. O ciclo de vida do produto e sua gestão tornaram-se um padrão atual e um elemento importante da estrutura de informação das empresas modernas. 

Leia também: Sabe o que é o gerenciamento de riscos ambientais? Entenda na prática!

Conheça a Chemical Risk

Para garantir o cuidado adequado com o ciclo de vida do produto e o gerenciamento de riscos ambientais, conte com o apoio de uma consultoria especializada, experiente e com know how em segurança química, como a Chemical Risk.

Com profissionais altamente qualificados e mais de 10 anos no mercado, disponibilizamos uma série de serviços voltados para segurança química e também para o meio ambiente.

Assim, te ajudamos desde a avaliação dos riscos químicos existentes no ambiente de trabalho e seus impactos ambientais até a execução do plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) e o programa de gerenciamento de riscos (PGR).

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.