Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Como o uso de produtos químicos impacta as questões de segurança e saúde ocupacional

Sabemos que o uso de produtos químicos nas empresas é fundamental para a nossa sobrevivência, para a economia, para o desenvolvimento do nosso país.

O Brasil está entre os dez países com maior receita de faturamento no setor dos produtos químicos e a indústria química brasileira está entre as 10 maiores do mundo, dados fundamentais para o crescimento do país. 

Entretanto, não podemos esquecer os cuidados e as regulamentações que devem ser seguidas para que o emprego de tais produtos sejam seguros e não ofereçam risco à saúde dos usuários e ao meio ambiente.

Neste contexto, precisamos falar sobre as questões de segurança e saúde e ocupacional. Veja a seguir!

Qual o conceito de segurança química?

A segurança química é um conceito amplo que pode ser descrito da seguinte forma: 

Segurança química é aplicada com o objetivo de assegurar a proteção à saúde, à vida e às condições normais do ambiente, frente aos riscos decorrentes das atividades compreendidas no ciclo de vida dos produtos químicos, e consiste na utilização racional e consciente dos produtos químicos com vistas à proteção humana e do meio ambiente. 

Assim, a segurança química é operacionalizada por meios de dispositivos legais e voluntários, além de mecanismos e práticas aplicadas durante o ciclo de vida dos químicos, buscando o equilíbrio entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais”, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO).

Por isso, é fundamental desenvolver e implementar estratégias e sistemas nacionais de prevenção e controle que abarquem de forma integral e simultânea os aspectos da saúde, da segurança e do meio ambiente, relacionados com o uso de produtos químicos. Dessa forma, permite-se assegurar uma gestão coordenada e sustentável e um trabalho com garantia de segurança para todos.

Qual a importância dos produtos químicos?

O uso de produtos químicos com segurança e a gestão do risco químico são ainda grandes desafios para as empresas do mundo. Sabemos que o emprego desses produtos são fundamentais para a nossa vida e os benefícios que esses produtos trazem para a sociedades são enormes.  

Por exemplo, empregamos os praguicidas em nossas culturas para que os alimentos possam chegar às nossas mesas, assim como os princípios ativos que compõem os medicamentos são essenciais, os produtos de higiene pessoal e os domissanitários são essenciais na manutenção da limpeza corporal e limpeza dos ambientes. Tudo para a manutenção de uma vida saudável, além do bem-estar de todos. 

Além desses exemplos, sabemos que os produtos químicos são indispensáveis para produção de diversos produtos industriais e de consumo. Assim, a gestão do risco químico é primordial para manter a segurança química. Neste sentido, a grande equação a ser resolvida é equilibrar os benefícios que esses compostos apresentam, os perigos, risco da exposição e desenvolvimento de efeitos nocivos para a saúde humana e o meio ambiente.

Leitura recomendada: Quais empresas precisam de uma gestão de segurança química?

Perigos do uso dos produtos químicos

Diversos produtos químicos apresentam perigos para a saúde humana, como por exemplo: 

  • Mutagenicidade;
  • Carcinogenicidade;
  • Corrosividade;
  • Toxicidade, entre outros.

O uso de produtos químicos também impacta o meio ambiente, como por exemplo, o risco de toxicidade para os organismos aquáticos e a persistência no ambiente. E, além dos perigos físicos, há o risco do emprego de diversos produtos químicos inflamáveis e que podem provocar incêndio e explosões.

Neste contexto, os trabalhadores estão expostos diretamente aos produtos químicos perigosos em seu local de trabalho. As empresas, por sua vez, devem propor medidas e ferramentas para minimizar essa exposição, além de contar regras para controle da exposição e conscientização dos trabalhadores para adotar todas as ferramentas para um ambiente saudável de trabalho.

Ainda neste cenário, ficam perguntas e desafios a serem avaliados, como: Quanta segurança é necessária para o uso de produtos químicos com segurança? Como realizar a gestão do risco químico? Como cumprir as legislações para produtos químicos? Entre outras.

Leia também: Como funciona a classificação de substâncias e misturas de produtos químicos?

O que visa a gestão segura de produtos químicos?

Com a necessidade de tomar medidas de segurança, a gestão de produtos químicos busca assegurar o controle ao longo do ciclo de vida do produto químico, promovendo a saúde e proteção ao meio ambiente, considerando impactos e benefícios dos produtos nas dimensões econômica, ambiental e social.

Neste sentido, a gestão visa garantir que o processo de recebimento das matérias-primas, armazenamento, manuseio, produção, geração de resíduos, transporte de produtos, entre outros, estejam seguros e não ofereçam risco à saúde dos colaboradores. 

Qual é o impacto da exposição na saúde dos trabalhadores?

Quando um trabalhador desenvolve uma doença devido à sua atividade laboral com produtos químicos perigosos, esse colaborador perde a capacidade de trabalhar, tem dificuldade de seu sustento e da família, apresenta uma diminuição acentuada da qualidade de vida e, em alguns casos, ocorre a morte.

Já a empresa que tem um colaborador doente tem perda de produtividade; apresenta um absentismo elevado, terá que realizar o pagamento de indenizações e terá um impacto negativo na imagem da empresa junto a fornecedores, clientes e colaboradores internos.

Sabemos que há um elevado número de doenças ocupacionais provocadas pela exposição inadequada aos produtos químicos. Porém, o processo para a definição do nexo causal e o desenvolvimento dessas doenças ainda é complexo e apresenta elevado custo para realizar as avaliações. 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que mais de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a ocorrências de acidentes nos locais de trabalho e por desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Como pode acontecer a exposição e o uso não seguro de produtos químicos?

Muitos são os motivos responsáveis pela exposição dos trabalhadores, impacto na segurança e na saúde ocupacional, com o uso de produtos químicos. Veja alguns:

  • Elevado ritmo de inovação e desenvolvimento de substâncias e produtos químicos.
  • A investigação dos aspectos de segurança e saúde inversamente proporcional à inovação de novos químicos.
  • Grande dificuldade de avaliar os efeitos adversos provocados por esses produtos, seja a curto ou a longo prazo. 
  • Desafio de estabelecer uma relação entre uma exposição ocupacional ocorrida há 20 anos e o desenvolvimento de câncer em um trabalhador.

Como podemos controlar a exposição no local de trabalho?

Uma série de medidas e regras ajudam a controlar a exposição no uso de produtos químicos:

  • Avaliação dos produtos perigosos que são manuseados no local de trabalho, através da elaboração do inventário de produtos químicos;
  • Identificação e comunicação de perigo (FISPQ, rótulos etc.); 
  • Legislação para limites de exposição ocupacional (NR-15; ACGIH – Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais, NIOSH – National Institute for Occupational Safety and Health, outros);
  • Legislação para indicadores biológicos (NR-07; ACGIH, outros);
  • Legislação para uso de Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva no local de trabalho;
  • Legislações para avaliação do risco (PPRA);
  • Outras.

Como podemos implementar a gestão dos produtos químicos para melhorar a segurança e saúde ocupacional?

Agora, vamos ao ponto mais importante, ou seja, como garantir o uso de produtos químicos com segurança e visando a melhor saúde ocupacional. Confira boas práticas:

  • Implementação efetiva de políticas e programas de gestão, tais como: avaliação dos produtos perigosos, adoção de medidas para substituição de produtos perigosos por outros não perigosos ou que apresentam efeitos mais brandos a saúde humana, comunicação de perigo para todos os colaboradores, dentre outros;
  • Cumprimento de leis e regulamentos, assim como inspeção e fiscalização dos mesmos;
  • Medidas para avaliação dos riscos químicos;
  • Implementação para registro e notificação dos acidentes e doenças ocupacionais devido à exposição aos químicos;
  • Medidas de sensibilização e compartilhamento de informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e estruturação de medidas de segurança no manuseio de químicos;
  • Cooperação entre empregadores e representantes dos trabalhadores na implementação das SST referente aos químicos; 
  • Prestação de serviço de saúde ocupacional mais eficientes;
  • Reunir, avaliar e divulgar as informações referentes ao gerenciamento de produtos químicos;  
  • Implementação das medidas de ação para o gerenciamento adequado;
  • Monitorização e controle das medidas implementadas;
  • Capacidade para a reabilitação de locais contaminados e de trabalhadores e/ou pessoas expostas a químicos e eventuais efeitos adversos;
  • Programas de capacitação efetivos (para manuseio seguro dos químicos, para compreensão do GHS, FISPQ, rótulos, incompatibilidade química e armazenamento seguro, uso adequado de EPI; outros);
  • Capacidade para responder às emergências, atendimento à emergência química e comunicação adequada a comunidade entorno da empresa.

Como uma consultoria em segurança química pode te ajudar?

Quer garantir que sua empresa cumpra todos os requisitos para o uso correto e adequado de produtos químicos, garantindo a segurança e a saúde ocupacional de trabalhadores e se mantendo em chemical compliance com as normas? Uma consultoria em segurança química pode fazer a diferença para a sua companhia.

A Chemical Risk atende a sua organização em todos estes sentidos, com profissionais técnicos altamente capacitados, experientes, com grande atuação no mercado e sempre atualizados com relação às legislações. Mas não é só isso. Os serviços da nossa consultoria são totalmente transparentes, com preço justo, qualidade no atendimento e excelência técnica.

Estamos prontos para te apoiar em todas as necessidades de segurança dos colaboradores no uso de produtos químicos. Por isso, conheça todos os nossos serviços:

Fazemos a gestão inteligente e segura do risco químico, com transparência, segurança e conscientização!

Quer saber mais? Entre em contato conosco e peça um orçamento gratuito agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *