Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Como obter a certificação ISO 45001 na minha empresa

Segurança e saúde ocupacional no local de trabalho é uma questão fundamental para todos os negócios. Ter um sistema de gerenciamento de saúde e segurança pode ajudá-lo a melhorar a segurança de seus funcionários, bem como proteger sua organização de responsabilidades e reivindicações. 

Neste cenário, um sistema de segurança certificado não apenas pode ajudá-lo a identificar e controlar os riscos no ambiente de trabalho, mas também pode mantê-lo em conformidade com a legislação relevante de Saúde e Segurança.

As certificações em segurança do trabalho têm como objetivo proporcionar um ambiente ocupacional mais seguro e saudável. Além de ser uma estratégia para a redução de custos com acidentes de trabalho, é uma forma de mostrar mais responsabilidade e compromisso com seus funcionários. 

No contexto industrial, uma certificação em SST deixa claro que medidas de segurança no ambiente ocupacional são aplicadas e atendem a requisitos internacionais de uma gestão eficiente.

A certificação em uma norma internacional na indústria brasileira, como por exemplo, a ISO 45001:2018, permite a implantação de medidas eficazes em segurança do trabalho, prevenindo e reduzindo riscos e, como consequência, diminuindo os custos por afastamentos e aumentando a produtividade das empresas, através da otimização de tempo em seus processos.

Leitura recomendada: Veja quem são os profissionais da segurança do trabalho

O que é ISO 45001?

ISO é uma sigla em inglês que se refere à Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization). Ela é muito conhecida, principalmente dentro dos ambientes corporativos.

A ISO foi fundada em 1946 (Genebra / Suíça), e o principal objetivo dessa organização é reunir e discutir os melhores meios de unificação e coordenação dos padrões industriais.

A ISO é responsável por estabelecer normas técnicas, como é o caso da ISO 45001, sendo que essas normas são emitidas pelas entidades responsáveis de cada país. No caso do Brasil, essa entidade é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A ISO 45001 é uma norma internacional que regulamenta o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) e tem como objetivo melhorar os processos direcionados à qualidade de vida do colaborador. 

A ISO 45001 é aplicável a qualquer organização, independente do tamanho ou tipo de atividade econômica. Ela foi desenhada para integrar-se aos processos de gestão já existentes nas empresas e segue a mesma estrutura de alto nível de outros padrões de sistemas de gestão ISO, tais como ISO 9001 – Gestão da Qualidade e ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental.

Para que serve a ISO 45001?

Resumidamente, a ISO 45001 ajuda as empresas a repensarem seus processos, tendo como objetivo a diminuição dos acidentes e as doenças ocupacionais, uma vez que, de acordo com a norma, as empresas são responsáveis pela saúde física e mental dos seus colaboradores. 

Dessa forma, as empresas precisarão entender de que maneira as atividades desempenhadas podem afetá-lo e, a partir disso, elaborar um plano de ação para minimizar os impactos.

Nesse contexto, a norma fornece uma estrutura que permite gerenciar os riscos e as oportunidades identificadas na organização, fazendo com que o ambiente se torne cada vez mais seguro e saudável.

A norma reforça ainda a importância de promover ações preventivas, o que significa adotar medidas para conter os eventos, evitando, deste modo, a exposição do colaborador aos riscos iminentes.

Como resultado, a melhoria na Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional irá ocorrer por meio dos seguintes fatores: 

  • Desenvolvimento e implementação de uma política direcionada à saúde e segurança no trabalho;
  • Envolvimento e comprometimento dos profissionais de todos os níveis hierárquicos;
  • Estabelecimento de processos que levem em consideração o contexto da empresa;
  • Determinação dos perigos e riscos associados à atividade, buscando minimizá-los;
  • Aumento da conscientização sobre a importância de preservar, de fato, a vida dos profissionais;
  • Criação de uma cultura organizacional focada na saúde ocupacional.

Saiba mais: É verdade ou mentira? Confira mitos da segurança ocupacional

Quais são os benefícios para a sua empresa, ao implantar a ISO 45001?

Quando implementado corretamente, um sistema de gestão ISO 45001 oferece muitas vantagens para as organizações e seus colaboradores, desde o aumento da produtividade até a redução de custos e a melhor segurança geral. Isso vale para qualquer organização, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação.

Se você está avaliando os prós e os contras da implementação do novo padrão, vale a pena considerar alguns dos benefícios abaixo:

  • Redução de acidentes e doenças ocupacionais 

Num sistema de gestão de SSO, é essencial o estabelecimento de controles para reduzir acidentes e doenças ocupacionais. Dentre os quais, a redefinição de processos, controle de engenharia, controle administrativo e equipamento de proteção individual. Desta forma, a ISO 45001 contribui para melhoria geral das práticas operacionais das organizações que aderem aos seus requisitos.

  • Desenvolvimento de uma cultura prevencionista 

Quando se implanta um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, existe um aumento da conscientização de todos os colaboradores em relação aos perigos, riscos e métodos de controle aplicáveis. Como consequência, essa consciência passa a fazer parte da cultura organizacional, fazendo com que as ações preventivas sejam muito mais valorizadas, evitando-se a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais.   

  • Adequação à legislação brasileira 

A ISO 45001 requer que a organização certificada avalie e atenda aos requisitos legais e a outros requisitos específicos do segmento de atuação. Isso significa que será necessária monitoração constante das legislações existentes além de novas publicações. Estar em conformidade com as práticas de SSO impacta positivamente na sustentabilidade financeira da empresa, na medida em que se evitam multas e autuações por parte da fiscalização.

  • Incorporação de boas práticas de gestão 

O desempenho de segurança e saúde ocupacional passa a ser medido e monitorado com um sistema de gestão de SSO. Isso torna mais fácil entender o contexto atual e promover melhorias gradativas para que o trabalho ofereça menos situações que ameacem a segurança ou a saúde dos trabalhadores.  

  • Aumenta a confiança das partes interessadas 

Além dos benefícios já citados, a conformidade com o padrão ISO 45001 é uma forma de mostrar aos clientes, investidores e órgãos reguladores que a empresa leva a sério a segurança das pessoas. Quando as partes interessadas estão confiantes em suas habilidades para manter um ambiente de trabalho seguro, é provável que queiram fazer negócios com você. 

Como implementar a ISO 45001?

Obter a certificação ISO 45001 é importante por diversos aspectos, pois garante um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional eficaz, além de reconhecimento internacional. Neste momento, você pode estar se perguntando: “O que devo fazer a seguir? ” 

As etapas abaixo descrevem as etapas que você pode seguir para implementar a ISO 45001.

  • Faça o levantamento de perigos e riscos 

A primeira etapa consiste em realizar um diagnóstico do sistema utilizado atualmente. Estude os processos internos da empresa, bem como a sua infraestrutura e, dessa forma, será possível identificar oportunidades e avaliar o que deve ser melhorado.

  • Promova a conscientização 

É muito importante que a liderança e os colaboradores sejam treinados e conscientizados sobre os requisitos da norma. O engajamento de todos é fundamental para o sucesso da implementação.  

  • Desenvolva um plano de ação 

O plano de ação deve contemplar as ações de melhoria no ambiente de trabalho e as propostas de comunicação. O planejamento deve registrar as etapas a serem seguidas, os responsáveis, prazos e custos. 

  • Promova as mudanças 

Desenvolva/atualize os necessários levantamentos, documentação, critérios, regras e práticas, conforme o plano de ação, e implemente os novos requisitos e mudanças no sistema atual.

  • Realize auditorias internas e externas 

Toda empresa que pretende conquistar o selo ISO 45001 precisa passar por uma auditoria. Isso porque ela é responsável por verificar se todos os pré-requisitos para a certificação estão sendo cumpridos. E, em caso negativo, devem apontar quais mudanças precisam ser promovidas. As auditorias são muito úteis para encontrar não conformidades e oportunidades. Também auxiliam no levantamento de riscos e perigos que nem sempre são tão visíveis.

  • Promova as atualizações e busque a certificação 

Após a auditoria, é importante realizar uma análise crítica dos dados obtidos e tratar as não conformidades. Atualize o que for necessário para cumprir os requisitos de certificação. Com as melhorias realizadas, é chegada a hora de procurar o órgão certificador da ISO 45001.

Uma certificação internacional como a ISO 45001 permite que a empresa, ao atender e cumprir aos requisitos obrigatórios, garanta a segurança e saúde do colaborador, se destacando no mercado nacional e internacional, ganhando vantagens competitivas ao demonstrar comprometimento, ética e responsabilidade interna. 

Conheça a Chemical Risk

Para obter a certificação ISO 45001 e melhorar toda a saúde e segurança ocupacional da sua empresa, conte com o auxílio da Chemical Risk

A consultoria especializada possui diversos serviços voltados para segurança química e ocupacional, ajudando as organizações a gerenciar riscos, reduzir acidentes e promover a conformidade.

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e solicite um orçamento!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Participe da discussão

2 comentários

  1. Ola, boa tarde.
    Estamos desenvolvendo um plano de negocio para BID de PPPl em SP sobre mobilidade urbana de passageiros. Temos um item sobre implantacao da ISO 45k. Inicialmente a ideia implantar a ISO 45k na patio de manutencao de trebscom 2k colaboradores. Voce poderiam enviar uma proposta tecnica somente. Considerar mao de obra alocada por 01 ano para implantacao.

    1. Prezado Anderson,

      Obrigada pelo seu interesse.
      A área comercial da Chemical Risk entrará em contato com você.

      Continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *