Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

O que é a taxa de absenteísmo e como reduzir na sua empresa

Os atrasos e faltas frequentes dos colaboradores são um grande problema para as empresas, uma vez que isso leva à queda da produtividade, conflitos internos, sobrecarga de trabalho e outros aspectos que irão impedir que os objetivos e metas estabelecidas sejam alcançadas. Em função disso, é necessário ficar atento à taxa de absenteísmo na empresa. 

Esse índice é uma medida essencial da saúde e bem-estar organizacional. Quer você avalie para toda a organização ou para um indivíduo, saber a taxa exata de ausência ajudará a verificar o que está motivando esse quadro e norteará as ações a serem tomadas para melhorar esse aspecto do negócio. 

Afinal, reconhecer a gravidade e os efeitos das ausências é o primeiro passo para mudar essa situação, concorda?

Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

Leitura recomendada: Planejamento empresarial 2023: como criar o plano para segurança do trabalho

O que é a taxa de absenteísmo no trabalho?

O absenteísmo no trabalho pode ser claramente conceituado como a ausência do trabalhador ao seu posto de trabalho, seja em razão de faltas, seja em decorrência de atrasos ou saídas antecipadas do serviço. 

Este é, atualmente, um dos principais problemas enfrentados pelas organizações. Se não for tratado com a devida atenção, ele pode prejudicar severamente as finanças da empresa.

Afinal, taxas elevadas de absenteísmo aumentam a rotatividade, gerando custos adicionais com contratação e treinamento de novos colaboradores. 

Além disso, esse problema leva a dificuldades entre a equipe, como a sobrecarga de alguns membros do time para o cumprimento das atividades que o profissional que faltou desempenharia. 

Esse cenário desencadeia a baixa produtividade e conflitos internos, o que prejudica o clima organizacional.

Como calcular a taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo deve ser calculada por meio da fórmula abaixo, sendo que o valor é calculado por pessoa e a unidade de medida de tempo deve ser em horas. O resultado é dado em percentual.

Índice de Absenteísmo = (Total de Horas Ausentes / Total de horas trabalhadas do profissional) x 100

Devemos considerar que dificilmente o valor será nulo, devido às dificuldades diárias do trabalho e às contingências da vida.

Assim, monitorar os índices de absenteísmo é fundamental para evitar custos extras, representados por horas pagas e não trabalhadas pelo profissional faltoso. Além disso, conhecer os números permite dar atenção ao problema e buscar soluções para enfrentá-lo.

Como acompanhar os números da taxa de absenteísmo

Na prática, os índices de absenteísmo podem ser confrontados com o planejamento estratégico da empresa. Se os números estiverem elevados, é possível descobrir as causas de projetos entregues com atraso, das metas não atingidas ou encontrar etapas do processo que não são executadas como deveriam. 

Uma ação que facilita o acompanhamento das métricas é segmentá-las, por exemplo, tendo um índice global para toda a organização, além de índices separados por função/setor ou conforme a razão da ausência dos colaboradores (as mais recorrentes). 

Desse modo, quanto mais detalhada for a análise das métricas e o conhecimento dos motivos, maior será a possibilidade de atuação para diminuir as taxas de absenteísmo.

Veja também: Como promover qualidade de vida no trabalho e reduzir acidentes

Quais são as principais causas do absenteísmo?

Descobrir o que motiva o absenteísmo é um grande desafio, considerando que diversos fatores tanto internos quanto externos podem influenciar o modelo de ausências no serviço.

Abaixo listamos as causas mais comuns:

  • Doenças não relacionadas ao trabalho 

Aqui podemos citar as gripes, viroses e conjuntivite, como exemplos de males que podem motivar o absenteísmo, principalmente por serem altamente contagiosas. Em conjunto com as enfermidades crônicas e outros tipos, elas chegam a representar metade das causas de faltas ao trabalho.

  • Doenças relacionadas ao trabalho 

São as enfermidades que têm relação com a atividade desempenhada pelo colaborador durante a jornada ou então as relacionadas às condições de trabalho. Podemos citar as alergias na pele (dermatoses), alterações na visão, surdez, lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), que estão entre os males ocupacionais mais comuns. 

As doenças psicossociais, como depressão e síndrome do pânico, também podem ser desenvolvidas ou agravadas se houver um clima organizacional muito agressivo, com alta competitividade e assédio moral recorrente.

  • Sobrecarga De Trabalho 

Os colaboradores que estão sobrecarregados ou que fazem muitas horas extras têm maiores chances de apresentar fadiga e alterações no sono, levando a faltas ou atrasos frequentes. Além disso, caso desempenhem atividades com movimentos repetitivos, estão mais sujeitos a adoecer por LER/DORT.

  • Más Condições de Trabalho 

Esse é outro fator que pode causar doenças ocupacionais, elevando a taxa de absenteísmo. Ambientes de processos industriais são reconhecidos por seus perigos, que ocasionam desde quedas e amputações até graves doenças respiratórias por causa da inalação contínua de partículas prejudiciais.

Porém, mesmo locais aparentemente livres de riscos podem desencadear algumas doenças provocadas, por exemplo, pela má postura do trabalhador enquanto digita relatórios.

  • Falta de motivação 

Empresas que não investem em planos de carreira e oportunidades de crescimento costumam experimentar altas taxas de faltas devido à ausência de motivação no trabalho. Muitos colaboradores acabam se acomodando e colocando demandas cotidianas à frente da vida profissional, quando não percebem que possuem perspectivas de melhorias no futuro.

Como reduzir as faltas

A maneira mais eficiente para se reduzir a taxa de absenteísmo é identificando as causas e agindo nelas. Como já dito, estas causas podem variar de uma simples desmotivação a problemas de saúde. Nesse caso, conhecer os trabalhadores é essencial para identificar os motivos das faltas. 

Algumas medidas de prevenção que podem ser adotadas são:

  • Estimule o respeito e não a competitividade entre os colaboradores 

Uma relação de competitividade entre os colaboradores pode ser extremamente maléfica para a empresa, deixando o clima do ambiente pesado e desagradável, levando muitos colaboradores a se desligarem da empresa por não se sentirem confortáveis neste tipo de ambiente.

É fundamental ficar claro que os colaboradores não são adversários uns dos outros. Eles devem trabalhar em parceria para que os resultados atingidos correspondam às metas da organização.

Cada um deve respeitar o trabalho do outro, independentemente do nível dentro da hierarquia da empresa. O fato de ocupar um cargo mais elevado e mais bem remunerado não dá a ninguém o direito de desvalorizar o trabalho de outra pessoa.

  • Ofereça feedback de forma periódica 

É importante mostrar a cada colaborador quais são seus pontos fortes e fracos, que podem ser otimizados ou que precisam ser eliminados. Assim, é possível mantê-los mais alinhados aos valores e às normas da empresa, bem como incentivar melhores resultados no futuro.

O feedback não é apenas uma crítica, mas um retorno equilibrado sobre as forças e fraquezas dos profissionais.

  • Dê atenção à segurança dos trabalhadores 

O crescimento dos índices, tanto em número de acidentes de trabalho, morte e benefícios concedidos, se tornam métricas que motivam cada vez mais a fiscalização do ambiente de trabalho por diversos agentes. Neste cenário, a falta de investimentos na Segurança do Trabalho é considerada a principal causa para ter estatísticas elevadas de acidentes de trabalho.

Evitando acidentes, você evita também afastamentos e autuações trabalhistas, além de que um colaborador seguro e consciente dos riscos ao qual está exposto é um trabalhador mais confiante e motivado para suas tarefas.

  • A relação entre o absenteísmo e a saúde ocupacional 

As doenças do trabalho podem influenciar para que os trabalhadores não cumpram suas funções e faltem com frequência. Por isso, os cuidados com a saúde ocupacional e a manutenção de uma cultura de SST são de suma importância para o bem-estar dos colaboradores.

Com os devidos cuidados, o colaborador dificilmente ficará desmotivado e doenças serão evitadas, fazendo com que o trabalhador seja assíduo e desempenhe suas funções adequadamente. Vale lembrar que agir preventivamente diminui faltas, principalmente as ligadas à saúde.

Leitura recomendada: É possível zerar os acidentes de trabalho na empresa? Veja 5 cuidados!

  • Melhore a fluidez da comunicação interna 

A comunicação dentro da empresa tem um importante papel, pois garante o alinhamento das equipes, cumprimento de padrões de segurança e a construção de um melhor clima de trabalho. Contudo, é preciso investir na implementação de canais que otimizem a fluidez das mensagens. 

Como exemplo, é possível destacar o uso de murais de recados, aplicativos mobile e redes sociais corporativas. E mais, é necessário considerar o papel dos líderes de equipe, incluindo o CEO, nesse processo, pois sem o comprometimento da liderança, é quase impossível se obter um clima de transparência e credibilidade.

A taxa de absenteísmo não é algo bom nem para a empresa, pois a torna menos competitiva no mercado, e nem para o colaborador. Por isso, reduzir este índice e cuidar do bem-estar dos colaboradores é essencial! 

Como a Chemical Risk pode ajudar sua empresa

Para ajudar a sua empresa a aumentar a segurança e a proteção dos trabalhadores, evitando acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, conte com a Chemical Risk.

Somos uma consultoria especializada em gestão de segurança química e segurança do trabalho. Com isso, disponibilizamos diversos serviços que auxiliam na identificação e prevenção de riscos, reduzindo os acidentes e doenças e fazendo com que seu negócio fique em conformidade com as legislações em vigor.

Como consequência dessas medidas e atuações, com certeza, o absenteísmo dos seus colaboradores será menor.

Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Acesse nosso site agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *