Chemical Risk

+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Conheça 5 medidas de segurança contra incêndio na sua empresa

É essencial que todas as empresas se preocupem com a saúde, proteção e bem-estar de seus colaboradores, de modo a garantir a segurança e produtividade da equipe. Por isso, é fundamental a adoção e implementação de medidas para prevenção dos acidentes de trabalho. E, quando o assunto é evitar acidentes e aumentar a proteção, o combate e a segurança contra incêndios deve ser uma das medidas prioritárias de qualquer empresa.

Afinal, incêndios no local de trabalho podem ser catastróficos para qualquer empresa, não importa seu tamanho, status ou localização. 

De acordo com o ISB (Instituto Sprinkler Brasil) de maio de 2021 a abril de 2022, ocorreram 252 ocorrências de incêndios estruturais em indústrias. Muitas empresas nunca se recuperarão totalmente de um incêndio. Portanto, a prevenção é uma necessidade absoluta.

Ouça o podcast e conheça a história do Incêndio no Porto de Santos em 2015 – Ultracargo

Tipos de medidas de segurança contra incêndios

Em relação às medidas de proteção contra incêndio, temos dois tipos: as medidas passivas e as ativas. 

Passivas

As medidas passivas de proteção contra incêndios são responsáveis pela separação dos espaços por onde deve ser feita a evacuação. Elas também têm a função de evitar que as chamas se propaguem pelas rotas de fuga, o que permite, inclusive, o acesso do Corpo de Bombeiros ao local que está em chamas.

Ativas

Já as medidas ativas são os equipamentos e dispositivos usados para combater o incêndio que já começou. Elas costumam ser visíveis (e por isso a maioria das pessoas está acostumada a elas) e são utilizadas nos mais diferentes tipos de edificação, independentemente do tamanho ou da lotação máxima. 

Alguns exemplos são os extintores, os hidrantes, os chuveiros automáticos (sprinklers), os alarmes, a sinalização, a iluminação de emergência e o controle de movimento de fumaça.

É importante ressaltar que as medidas passivas e as medidas ativas de segurança contra incêndios são complementares. Isso significa que a presença de um tipo não exclui a necessidade do outro. Juntas, elas promovem a proteção de uma edificação e de quem circula por ela.

Leitura recomendada: Como lidar com cenários de emergência na sua empresa

Diretrizes para a proteção contra incêndio nos locais de trabalho

No que diz respeito à prevenção de incêndios, a Norma Regulamentadora 23 (NR 23) – Proteção Contra Incêndios estabelece as condições de segurança dentro do ambiente de trabalho relacionadas ao combate e prevenção de ocorrências. 

Segundo a Norma, as empresas precisam seguir às seguintes recomendações:

  • Adotar todas as medidas de prevenção de incêndios de acordo com a legislação estadual e normas técnicas aplicáveis.
  • Disponibilizar informações para todos os colaboradores sobre: a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; os procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e sobre os dispositivos de alarme. 
  • Possuir saídas de emergência devidamente sinalizadas.

Devemos citar ainda as Normas técnicas brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as Instruções técnicas do Corpo de Bombeiros, como a IT 17 (válida em São Paulo) sobre a Brigada de Incêndio. Vale lembrar que as Its são estaduais.

Saiba mais: Como conhecer os riscos químicos: perigos físicos e à saúde humana

Recomendações preventivas para aumentar a segurança contra incêndios

As medidas preventivas e de segurança contra incêndios são aquelas que devem ser adotadas em todas as edificações com o objetivo de evitar a existência do fogo e sua propagação, bem como evitar atos e condições inseguras, com potencial de gerar incêndio. 

Dessa forma, é possível proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, colocando em prática o projeto de prevenção e combate a incêndio.

Aqui estão algumas medidas de segurança contra incêndios no local de trabalho para seu conhecimento!

1. Minimize os riscos de incêndio no local de trabalho 

A chave para uma segurança eficaz contra incêndios no local de trabalho é ser capaz de reconhecer e eliminar potenciais riscos de incêndio antes que se tornem um problema. Quando você e sua equipe sabem o que observar, sua equipe pode trabalhar em conjunto para manter seu local de trabalho seguro.

  • Relate qualquer perigo elétrico que encontrar. A fiação defeituosa ou ruim é um grande risco de incêndio. Se os funcionários virem qualquer tipo de risco elétrico no local de trabalho, é importante reportá-lo imediatamente.
  • Não sobrecarregue as tomadas e os circuitos. Conecte apenas aparelhos e eletrônicos que estejam sendo usados ​​e certifique-se de usar tomadas que não estejam sobrecarregadas. Conectar muitos itens em um circuito pode causar sobrecarga no circuito, o que é um risco de incêndio.
  • Não use tomadas ou cabos elétricos danificados. Se você encontrar uma tomada ou cabo elétrico danificado, é importante jogá-lo fora imediatamente. Cabos desgastados e fios expostos podem ser fatais.
  • Garanta o armazenamento adequado de materiais inflamáveis. Se sua empresa manuseia materiais inflamáveis, eles devem ser armazenados em um armário de inflamáveis. Certos produtos químicos não podem ser armazenados juntos ou podem entrar em combustão.
  • Mantenha combustíveis longe de equipamentos elétricos. Lixo empilhado e reciclagem são riscos de incêndios combustíveis. Mantenha lixo, reciclagem e quaisquer outros combustíveis, como pilhas de papel, longe de equipamentos elétricos que possam causar incêndio.

Leia também: Equipamentos de proteção coletiva: conheça a importância do armário corta-fogo

2. Preste atenção às áreas com maior potencial de incêndio 

Muitos locais de trabalho têm áreas mais propensas ao fogo do que outros. As áreas comuns propensas ao fogo incluem:

  • A sala de descanso ou cozinha do funcionário, que normalmente inclui eletrodomésticos como torradeira, cafeteira e micro-ondas.
  • Grandes salas de armazenamento elétrico, como a sala do servidor.
  • Laboratórios e outras áreas designadas contendo materiais perigosos ou inflamáveis.

Os colaboradores devem ter cuidado adicional nesses espaços e desconectar quaisquer equipamentos ou aparelhos elétricos quando não estiverem em uso. Garanta o armazenamento adequado de materiais inflamáveis, pois eles precisam ser mantidos longe de ambientes de alta temperatura e não devem ser armazenados perto de itens incompatíveis.

3. Garanta as saídas livres e sinalize as saídas de emergência 

As saídas de emergência devem ser mantidas sempre desobstruídas. Também é importante garantir que as rotas de saída de emergência sejam afixadas e a sinalização de saída de emergência esteja bem iluminada. Mantenha esses itens sempre adequados e resolva quaisquer problemas que prejudiquem a visibilidade imediatamente.

4. Mantenha o sistema de detecção e supressão de incêndio sempre em ordem 

A melhor defesa contra qualquer incêndio é o sistema de detecção e supressão de incêndio do seu local de trabalho. Toda a instalação deve ter um cronograma regular de testes e manutenção, dependendo do tipo de sistema de supressão de incêndio instalado.

Da mesma forma, extintores de incêndio portáteis também são fundamentais. Certifique-se de que o número e o tipo apropriados de extintores de incêndio estejam disponíveis com base nos perigos presentes em sua empresa. Para ter sucesso no uso de extintores de incêndio, veja algumas dicas:

  • Realize inspeções mensais para verificar se estão carregados e prontos para uso.
  • Certifique-se de que eles não estejam bloqueados ou com sua visibilidade prejudicada.
  • Forneça treinamento a funcionários designados.

Com equipamentos disponíveis e bem conservados, seu local de trabalho terá o necessário para combater efetivamente um possível incidente.

Leitura recomendada: Para que serve o plano de emergência? Veja a importância para sua empresa

5. Treine os colaboradores nos procedimentos de segurança contra incêndios e plano de evacuação 

Cada local de trabalho deve ter um procedimento único de segurança contra incêndio e um plano de evacuação. É importante garantir que seus funcionários tenham acesso a treinamentos regulares e atualizados de segurança contra incêndios, adaptados aos riscos presentes em seu local de trabalho. 

Reserve um tempo para treinar todos os colaboradores sobre as diretrizes de segurança e praticar seu plano de evacuação de acordo com as diretrizes estabelecidas. 

Seu procedimento de segurança contra incêndio pode incluir:

  • Designar e atribuir as funções necessárias para o seu plano de evacuação de incêndio.
  • Programar simulações de evacuação de incêndio recorrentes, de acordo com os requisitos de prevenção a incêndio locais e do seu setor.
  • Estabelecer um local de chamada de colaboradores.

A implementação dessas dicas de segurança contra incêndios no local de trabalho por meio de educação, observação e inspeção pode ajudar a reduzir o potencial de um incidente.

Quando se trata de segurança, a melhor defesa contra incidentes é ser proativo. Ao disponibilizar o conhecimento geral de conscientização, será possível construir uma cultura de segurança bem informada e positiva em relação à segurança e prevenção de incêndios. 

Conte com a Chemical Risk

Se você não sabe identificar os potenciais riscos de acidentes aos seus trabalhadores, incluindo os perigos de incêndio, conheça uma assessoria especializada em segurança química e ocupacional.

Com mais de 10 anos de experiência e profissionais altamente qualificados, a Chemical Risk tem todo o conhecimento para fazer uma avaliação completa do ambiente de trabalho da sua empresa.

Assim, é possível:

  • Verificar todas as irregularidades e inconformidades presentes no local, como por exemplo armazenamento inadequado de produtos químicos;
  • Criar um plano de ação com medidas efetivas para regularizar a situação na empresa e tornar o ambiente protegido contra todas as ameaças, inclusive incêndios.

Quer saber mais detalhes sobre nossos serviços? Acesse o nosso site e confira toda a nossa atuação com segurança química, segurança ocupacional, assuntos regulatórios, meio ambiente, treinamento e mais.

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.