Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Equipamentos de proteção coletiva: conheça a importância do armário corta-fogo

Os Equipamentos de Proteção Coletiva são equipamentos, dispositivos ou sistemas que auxiliam na segurança do trabalhador dentro do local de trabalho. Como o próprio nome diz, são utilizados de forma coletiva e têm como objetivo proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores, atuando de forma geral na proteção de todos os colaboradores. 

Sua principal finalidade é evitar acidentes tanto dos colaboradores que atuam naquele local de trabalho, como também outras pessoas que possam estar ali presentes. Adicionalmente, graças à melhoria nas condições de trabalho, é possível aumentar a produtividade e minimizar perdas. 

Quanto aos riscos presentes nos locais de trabalho, os EPCs, muitas vezes, conseguem neutralizá-los ou reduzi-los de forma significativa.

Leitura recomendada: Conheça as principais multas envolvendo a segurança do trabalho 

Conheça as vantagens dos equipamentos de proteção coletiva

Muitas são as vantagens na adoção desses equipamentos, como por exemplo: 

  • Proteger uma grande quantidade de colaboradores, além de não causar desconforto;
  • Seu uso não depende do funcionário ou necessita de supervisão para controle do uso; 
  • Devido à sua grande durabilidade, no médio e longo prazo, apresenta melhor custo, requerendo apenas um investimento inicial para aquisição do material; 
  • Seu controle e manutenção são mais fáceis de serem realizados;
  • Aumento da qualidade do trabalho nos ambientes onde estão instalados.

Existem diversos tipos de EPC e eles variam de acordo com os riscos existentes e o tipo de trabalho que é exercido.

Nesse contexto, os armários corta-fogo são um dos principais equipamentos de proteção coletiva. Eles estão previstos por norma brasileira e internacional, quando o local de trabalho está sujeito ao armazenamento ou transferência de líquidos inflamáveis e/ou combustíveis, dependendo da classificação do líquido e da quantidade. 

O que são os armários corta-fogo?

O armazenamento seguro de líquidos inflamáveis ou combustíveis é imprescindível para ajudar a minimizar a exposição a fontes de ignição, ao mesmo tempo que os separa do resto da instalação. 

O objetivo de um armário de armazenamento de líquido inflamável é proteger o conteúdo interno e evitar que este contribua para um incêndio. Afinal, sempre que líquidos inflamáveis são guardados inadequadamente, eles se tornam um risco significativo de incêndio.

Como mencionamos, esses equipamentos estão previstos em normas nacionais, como:

Características gerais do armário corta-fogo

O armário corta-fogo para inflamáveis é construído com chapas de aço carbono interna e externamente. Possui abertura na parte superior e na parte inferior com duplo sistema corta-chama. Funciona com respiros de ventilação para gases leves e pesados. 

Possui uma base na parte inferior construída com perfilado de chapa U reforçado, com 3mm de espessura e 100 mm de altura para menor contato com o chão e reforço para transporte. 

Conta com duas portas com trinco Cremona antifaiscante e embutido com 2 chaves. O fechamento é contínuo para cima e para baixo e lado, para maior segurança. 

Internamente, possui prateleiras móveis e reguláveis com escalas de 15 em 15 cm para melhor aproveitamento do mesmo. Cada prateleira já funciona como seu próprio contentor de pingos, para que as demais não sejam prejudicadas. No piso, possui outra prateleira que funciona como dique de contenção

Possui também aresta de abertura em ambos os lados do armário com sistema corta-chamas para prevenir explosão quando, mecanicamente, sofre descargas mecânicas. Além disso, tem fechadura embutida e anti-faísca com travamento em três pontos para prevenir o acesso não autorizado.

Entre as paredes duplas, que são fabricadas com chapas de aço nº 18, tanto interna e externamente, há uma camada de isolamento térmico de alta resistência totalmente reforçada com vincos internamente para maior resistência.

Os armários corta-fogo podem ser encontrados em várias dimensões e as divisões internas (prateleiras) podem ser dimensionadas de acordo com necessidades específicas.

Como identificar esse tipo de equipamentos de proteção coletiva

Os armários de armazenamento devem ser identificados com a sinalização a seguir:

ATENÇÃO

INFLAMÁVEL

MANTER LONGE DO FOGO

Em relação à padronização das cores utilizadas para os armários corta fogo, temos:

  • Pintado na cor vermelha: utilizado para estocagem de combustível- Classe III;
  • Amarela: para estocagem de líquidos inflamáveis em geral; 
  • Azul: para estocagem de ácidos; 
  • Verde: para estocagem de pesticidas e inseticidas.  

Leitura recomendada: Como funciona a sinalização de segurança?

Benefícios da adoção de armários corta-fogo

Se você trabalha com materiais perigosos, como líquidos inflamáveis ou combustíveis, entende a importância de um gerenciamento e armazenamento adequados. 

Como esses produtos químicos reagem de forma perigosa às mudanças de temperatura, ao manuseio incorreto ou à contaminação, eles apresentam um sério risco à empresa se forem mal administrados.

A melhor maneira de gerenciar esses produtos químicos é armazená-los em um ambiente isolado e com temperatura controlada, longe da movimentação intensa de pessoas e distante o suficiente para minimizar as chances de um incêndio no local. 

Para isso, um armário corta-fogo é a melhor e mais segura opção de equipamentos de proteção coletiva para o seu negócio. 

Veja, a seguir, alguns dos benefícios obtidos com esse equipamento:

  • Proteção dos produtos contra danos 

Quando líquidos inflamáveis são usados no local de trabalho, é importante garantir que a embalagem não seja danificada e o conteúdo da embalagem não esteja contaminado. 

Se as embalagens de líquidos inflamáveis forem danificadas, isso pode fazer com que os líquidos inflamáveis vazem para o local de trabalho e, se não forem contidos, haverá a dispersão dos vapores inflamáveis mais rapidamente. 

Se esses vapores inflamáveis entrarem em contato com uma fonte de ignição, eles entrarão em ignição e causarão um incêndio grave que prejudicaria os colaboradores e a organização. 

Um armário corta-fogo, quando fabricado de acordo com as normas existentes, será resistente o suficiente para proteger os produtos químicos dentro do gabinete de serem danificados por objetos externos móveis. 

Outro aspecto é a questão da contaminação, pois, se líquidos inflamáveis contaminados forem usados em uma máquina ou em processos de fabricação, a máquina ou o produto final do processo de fabricação poderá ser danificado. Esse dano pode custar muito dinheiro à empresa como resultado de paralisações e perda de máquinas. 

  • Segregação de produtos químicos 

Os produtos químicos apresentam incompatibilidades entre si, e os líquidos inflamáveis da classe 3 são incompatíveis com várias outras classes. Algumas classes de produtos perigosos que são incompatíveis com líquidos inflamáveis incluem os agentes oxidantes, peróxidos orgânicos, corrosivos, entre outros. 

Vale lembrar que as substâncias incompatíveis são substâncias que podem aumentar o risco quando misturadas. A mistura de substâncias incompatíveis pode resultar em uma reação química violenta, gerando explosões e a rápida evolução de calor e gases tóxicos pungentes. 

Para evitar o risco de reações químicas violentas, as substâncias incompatíveis devem ser segregadas com segurança. Isso pode ser conseguido separando substâncias incompatíveis por certas distâncias ou armazenando produtos químicos incompatíveis em armários corta-fogo separados.

  • Contenção de derramamento 

O derramamento de produtos químicos é um outro risco associado ao armazenamento desses produtos no local de trabalho. Um derramamento de líquidos inflamáveis, por exemplo, pode ter muitas consequências negativas no ambiente de trabalho, tais como: 

  • Risco de escorregões e lesões por queda; 
  • Aumento da dispersão de vapores inflamáveis, o que eleva o risco de incêndio no local; 
  • Asfixia; 
  • Dano ambiental; 
  • Entre outros.

Os armários corta-fogo devem ter um reservatório de contenção de derramamento à prova de líquidos no fundo do armário. Este reservatório de contenção de derramamento coleta quaisquer derramamentos de líquidos inflamáveis e impede que eles entrem no local de trabalho.

  • Tempo para combate ao incêndio

Se um incêndio ocorresse em seu local de trabalho e ele entrasse em contato com líquidos inflamáveis, estes se inflamariam instantaneamente e intensificariam a taxa de propagação do fogo. Esse tipo de evento diminuiria a chance de os colaboradores escaparem do incêndio. 

Se o armário corta-fogo for construído de acordo com as normas, ele fornecerá um certo grau de isolamento com uma classificação de incêndio de 10 minutos. Isso dará aos colaboradores tempo para escapar do incêndio ou para usar equipamentos de combate ao incêndio.

  • Atendimento à legislação 

Em caso de fiscalizações, a adoção de equipamentos de proteção coletiva, como os armários corta-fogo, impede o recebimento de multas e reclamações trabalhistas.

Fica claro que a implementação de armários corta fogo é um ótimo começo para reduzir o risco nos locais de trabalho. A solução definitiva é introduzir uma metodologia de gerenciamento de risco que incorpore cada etapa da hierarquia de controles.

Leitura recomendada: Gestão do risco químico – 7 dificuldades na implantação de ações preventivas

Precisa de ajuda no gerenciamento de riscos?

Para identificar todos os riscos existentes no ambiente de trabalho e adotar as medidas de prevenção necessárias, como os diversos equipamentos de proteção coletiva, conte com uma consultoria em segurança química e saúde ocupacional especializada.

A Chemical Risk possui mais de 10 anos de experiência, profissionais altamente qualificados, serviços de excelência, suporte integral e diversos cases de sucesso.

Atuamos com um amplo rol de serviços de segurança química e segurança do trabalho, como por exemplo, toda a avaliação e gestão do risco químico.

A partir disso, mapeamos o cenário da sua empresa, verificamos o armazenamento de produtos químicos, as diferentes incompatibilidades e indicamos as melhorias que devem ser incorporadas para garantir a segurança completa, atender às legislações, evitar acidentes e eliminar prejuízos.

Quer saber mais detalhes dos nossos serviços? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *