Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Como adequar a gestão de produtos químicos à indústria 4.0

Já ouviu falar sobre uma revolução que está acontecendo no mercado atual? Essa revolução é impulsionada pela transformação digital com o avanço das tecnologias. A combinação desses fatores está transformando os processos industriais tradicionais, incluindo a gestão de produtos químicos, e levando a um movimento nomeado por especialistas da área como a Indústria 4.0. 

O grande objetivo dessa revolução é a redução de custos industriais, a maior eficiência dos processos de produção e o aumento da competitividade.

No contexto da indústria química, isso pode ser alcançado com a melhoria da produtividade e a redução dos riscos. 

A produtividade das fábricas de produtos químicos pode ser melhorada por várias técnicas de manufatura inteligentes, como gerenciamento preditivo de ativos, controle de processos e simulações de produção, entre outros. 

Reduzir o risco, porém, envolve o gerenciamento de cadeias de suprimentos e operações internas, armazenamento, transporte, e isso nos leva à gestão de produtos químicos e do risco químico.   

Como se adaptar à indústria 4.0 na gestão de produtos químicos?

Dada a natureza de seus processos, é particularmente crítico que as empresas químicas garantam a segurança de seus funcionários e parceiros da cadeia de suprimentos em todo o ciclo de vida do produto, desde a produção até o armazenamento, transporte e uso final. 

Algumas ações podem ser adotadas para que essa adaptação seja possível. Veja a seguir.

Leia também: Líquidos inflamáveis na indústria: quais são os riscos no manuseio?

  1. Armazenamento

A Indústria 4.0 facilita o armazenamento e a distribuição de produtos químicos com a adoção de novas tecnologias. 

  • Computação em nuvem

Comparada ao sistema tradicional com servidores próprios instalados na empresa, a computação em nuvem facilita o acesso às informações de qualquer lugar e a integração com outros aplicativos, bem como a execução de atualizações automáticas que reforçam a segurança cibernética. 

Ter um controle preciso sobre as informações relacionadas à rastreabilidade logística é essencial, pois permite saber a todo momento onde e em que estado se encontra o produto. O que otimiza a gestão de produtos químicos

  • Tecnologia para rastreabilidade e identificação automática de mercadorias

Nesta área, uma das aplicações mais conhecidas em logística é a identificação automática com RFID. Dentro do armazém, esse sistema é capaz de melhorar a precisão e a velocidade do inventário de produtos. Fora da instalação, já na etapa de transporte e distribuição, ajuda a reduzir fenômenos como o efeito chicote.

  • Robotização de armazéns 

Um dos objetivos da logística interna é otimizar o fluxo de materiais e pessoas nas instalações da empresa. A elaboração de sistemas capazes de acelerar esses movimentos promove a automação de armazéns. 

  1. Segurança do trabalho

Em qualquer ambiente industrial, existem diversos riscos associados ao manuseio de produtos químicos, equipamentos em movimento e máquinas. Infelizmente, é grande a chance de ocorrer um acidente.  Para auxiliar nesse cenário na gestão de produtos químicos, destacamos algumas formas que a tecnologia 4.0 pode contribuir para a prevenção.

  • Programas de treinamento e integração mais completos 

A contratação de novos funcionários nas indústrias é constante, seja pela abertura de novas vagas em função do desenvolvimento de novos projetos, seja pela rotatividade de colaboradores. Em qualquer uma destas situações, é necessário a realização de treinamentos e também a integração de novos profissionais. 

Considerando-se que os processos estão cada vez mais complexos e ágeis, esses treinamentos se tornam cada vez mais desafiadores. Nesse cenário, a utilização dos pilares da indústria 4.0, como robótica, Realidade Aumentada e simulações, permitem que essa etapa possa ser realizada com mais eficiência. 

O resultado é que os colaboradores se tornam mais seguros e capazes de responderem de forma adequada a uma determinada situação de risco no ambiente de trabalho. 

  • Procedimentos de trabalho em 3D 

Quando o colaborador recebe uma instrução de trabalho em papel, será necessário que este o leia com atenção todas as informações. Se esse acesso for virtual, será necessário ter disponível um computador para esse acesso. 

Qualquer uma dessas formas não permitirão que o colaborador absorva todas as informações necessárias para a execução do trabalho com toda a segurança, se expondo a riscos. 

A realidade aumentada pode diminuir estes impactos, avisando os trabalhadores, quanto aos riscos existentes, em um equipamento por exemplo, ou então em uma etapa do processo, preservando a todos.   

Leitura recomendada: Por que investir em segurança do trabalho? Saiba como calcular o ROI

  • Acesso a locais perigosos por robôs 

Quando uma empresa mapeia seus processos para adaptá-los à indústria 4.0, detectará as situações de risco existentes e, com essa identificação, essas atividades poderão ser então realizadas por robôs e não mais por pessoas. 

  • Monitoramentos 

A indústria 4.0 permite a adoção de sensores que monitoram em tempo real o índice de contaminantes no ambiente que são prejudiciais à saúde do trabalhador.

  1. Eficiência energética

A eficiência energética na indústria 4.0 parte da implementação das modernas tecnologias. A automação, as máquinas inteligentes, a utilização de softwares e outras inovações tecnológicas, além de promover o aumento da produtividade, também têm como objetivo o consumo eficiente de energia. Com isso, favorece o setor industrial e o planeta. 

A modernização dos equipamentos por outros mais modernos, o controle eficiente de consumo, a utilização de energias renováveis como a solar e a eólica permitirão preservar recursos naturais. 

Saiba mais: Como conhecer os riscos químicos: perigos físicos e à saúde humana

  1. Monitoramento de indicadores de desempenho

A tecnologia na gestão de produtos químicos também pode ser usada a favor dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho. Existem diversas ferramentas para monitoramento dos indicadores e também para o acompanhamento do cumprimento das diversas legislações. 

No Brasil, um dos principais momentos para os profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho foi a implantação do e-Social. Embora ainda haja incertezas sobre os novos sistemas colocados, a mentalidade implantada foi determinante para a mudança no perfil dos profissionais.

O impacto é a forma de envio das informações para o governo, que passa a ser feito por um sistema único, informatizado e conectado a diversos órgãos de controle e fiscalização. Isso representa um desdobramento da política de monitoramento de dados, tão importante para a indústria 4.0 e que permitirá a construção de ações de Segurança do Trabalho muito mais eficientes. 

Em resumo, a indústria 4.0 está acontecendo neste exato momento e não há mais volta. Ela abriu espaço para a presença cada vez maior de recursos tecnológicos nas indústrias e empreendimentos diversos, para se alcançar uma maior sustentabilidade e presença no mercado.

Como a Chemical Risk pode auxiliar na gestão de produtos químicos

Neste contexto de indústria 4.0, não basta apenas implementar tecnologias que possam colaborar com a gestão de produtos químicos. É fundamental contar com uma consultoria especializada para avaliar os riscos presentes no seu ambiente de trabalho, desde o manuseio, armazenamento e transporte até descarte dos produtos.

Assim, é possível identificar os problemas no uso dos produtos químicos na sua empresa e indústria, propondo novas medidas de adaptação, prevenção e até um planejamento em caso de acidentes.

Com isso, você garante maior segurança para os seus trabalhadores, minimiza o risco de acidentes e promove maior compliance empresarial com as legislações existentes.

Então, para ajudar em todo esse processo, conheça a Chemical Risk. Somos uma consultoria especializada, com mais de 10 anos de experiência, profissionais altamente qualificados e histórias de sucesso com diversas empresas.

Fornecemos os mais diversos serviços de segurança química, saúde ocupacional, assuntos regulatórios e treinamentos para empresas para melhorar a gestão de químicos.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e como podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *