Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Como funciona o controle de produtos químicos no laboratório de análise clínica?

Os laboratórios de análise clínica, responsáveis por exames médicos, coletam materiais biológicos (como saliva, sangue e urina), que, em seguida, são submetidos a análises minuciosas. Tais processos utilizam produtos químicos para avaliação das amostras. Mas será que não existe risco no uso dessas substâncias no local? Como é feito o controle de produtos químicos no laboratório? Vamos entender!

Importância do laboratório de análise clínica 

Quando vamos ao médico, é comum que seja necessária a realização de exames complementares para fins de um diagnóstico mais correto, e isso acontece várias vezes na nossa vida. 

Estima-se que 70% das decisões médicas se baseiam nos resultados de análises clínicas. Esse conjunto de exames verifica diversos aspectos do estado de saúde da pessoa e tem como objetivo auxiliar o médico a diagnosticar vários problemas de saúde, além de indicar qual o melhor tratamento a ser adotado em cada caso.

Em linhas gerais, esse é justamente o papel de um laboratório de análises clínicas. É nesse estabelecimento que as amostras são coletadas, seja para a medição de índices ou para o diagnóstico de eventuais doenças ou alterações.

Os profissionais que atuam nesses laboratórios são biomédicos, bioquímicos, farmacêuticos e médicos patologistas clínicos. Ou seja, é necessária uma equipe multidisciplinar, para supervisionar e assegurar o correto cumprimento de cada etapa. 

Funcionamento dos laboratórios

O funcionamento também precisa respeitar as normas da vigilância sanitária do Estado em que a organização está localizada.

No Brasil, esses laboratórios são regidos pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que existe desde a década de 1960 e busca debater metodologias, avanços científicos e tecnológicos para o desenvolvimento do setor.

De acordo com o material a ser investigado nos laboratórios, existe um setor específico responsável. Confira as principais divisões de análises clínicas:

  • Hematologia 

É o responsável pelo diagnóstico de doenças relacionadas ao sangue. Neste procedimento, são identificados os glóbulos vermelhos, os brancos, as plaquetas, entre outros.

  • Bioquímica 

É a ciência que estuda os processos metabólicos e é fundamental para o diagnóstico de eventuais alterações no metabolismo humano. Aqui são feitas as análises para os níveis de colesterol, de glicose, de triglicerídeos, além de outros.

  • Imunologia 

Muitas patologias causam alterações no sistema imunológico, como diabetes, hepatite ou doença celíaca. Para identificação, é necessária uma análise deste setor. 

  • Parasitologia 

Aqui procura-se identificar se há microrganismos, como vermes e protozoários, que estejam causando mal à saúde do paciente.

  • Microbiologia 

É responsável por detectar a presença de infecções, fungos, bactérias e microrganismos que são prejudiciais à saúde.

Como em qualquer outro segmento de trabalho, qualquer que seja a atividade econômica, é imperativo obedecer às regras aplicáveis ao setor. Existem inúmeras normas para laboratórios de análises clínicas que servem para nortear toda a atividade. 

Inclusive, há normas de segurança, que abrangem condutas que devem ser adotadas pela equipe no manuseio das substâncias biológicas e químicas para minimizar riscos.

Riscos existentes em um laboratório de análises clínicas

Prevenir acidentes relacionados à atividade profissional e proteger os colaboradores é o objetivo da segurança do trabalho. Em um laboratório de análises clínicas, os profissionais estão submetidos a inúmeros riscos, situações que ameaçam sua saúde ou integridade física. 

Daí nasce a importância de compreender e adotar práticas de segurança neste ambiente. Alguns exemplos desses riscos são contaminação pelo uso ou manuseio de material biológico e solventes orgânicos, ponteiras e tubos, material pontiagudo ou cortante, além dos mais variados riscos biológicos.

No que se refere à segurança do trabalho, a identificação de riscos é primordial. Nesses locais, existem áreas de risco que devem ser mapeadas, apontando os tipos de riscos ali existentes para a definição das ações de prevenção. 

Podemos destacar aqui, os 5 principais riscos existentes em um laboratório de análises clínicas. Veja a seguir!

  • Riscos acidentais 

Os riscos mais comuns nesta modalidade são queimaduras, cortes e perfurações.

  • Riscos biológicos 

Estão relacionados ao manuseio ou contato com materiais biológicos como vírus, bactérias, fungos e outros. 

  • Riscos ergonômicos 

São aqueles relacionados à postura inadequada, movimentos repetitivos, transporte manual e levantamento de peso. São lesões que podem interferir nas características psicofisiológicas do profissional, prejudicando a execução de suas atividades.

  • Riscos físicos 

Nesta categoria, podemos citar alguns equipamentos que contribuem para os ruídos, como centrífuga, aparelhos de automação para realização de exames hematológicos e bioquímicos, capela de fluxo laminar, aparelho de ar condicionado, autoclave e exaustor.  

Também temos a exposição às radiações não-ionizantes proveniente do uso da capela de fluxo laminar. Ainda temos a exposição ao calor no uso da autoclave e do bico de Bunsen, bem como nas operações de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e áreas laborais e no preparo de soluções.

  • Riscos químicos 

Produtos químicos perigosos, incluindo carcinógenos, irritantes e corrosivos, podem representar uma ameaça à saúde dos trabalhadores de laboratórios clínicos, que manuseiam esses produtos na preparação das amostras para análise. 

Leitura recomendada: Segurança no manuseio de produtos químicos: 10 dicas úteis

Segurança química e controle de produtos químicos no laboratório de análises clínicas

Os produtos químicos são substâncias essenciais para a realização das análises clínicas de um laboratório. Dessa maneira, um gerenciamento de reagentes eficaz é imprescindível para a operação de um laboratório inteligente. 

Veja, a seguir, algumas sugestões para realizar o adequado controle de produtos químicos em laboratórios e o gerenciamento eficaz de reagentes no dia a dia das operações:

  • Inventário 

Um inventário preciso dos produtos químicos armazenados facilita muito a gestão de produtos químicos em qualquer laboratório. Um inventário é um registro, geralmente um banco de dados, que lista todos os produtos químicos no laboratório, juntamente com informações essenciais para seu gerenciamento adequado. 

Os inventários químicos também são uma ferramenta vital e, em alguns casos, necessários para manter a conformidade regulatória. Uma organização não pode gerenciar adequadamente segurança, proteção, planejamento de emergência, descarte de resíduos e similares sem saber quais produtos químicos estão no local e onde estão armazenados. 

Um sistema de estoque bem gerenciado promove o uso econômico de produtos químicos, tornando possível determinar imediatamente quais produtos químicos estão disponíveis.

  • Matriz de incompatibilidade 

Elabore uma matriz de incompatibilidade, utilizando as informações do inventário de produtos químicos. Com essas informações, será possível verificar as necessidades de segregação dos produtos para o armazenamento seguro. 

  • Armazenamento apropriado 

O armazenamento correto é um elemento chave para o controle de produtos químicos no laboratório, melhorando a segurança e facilitando a disponibilidade dos agentes. Veja dicas essenciais:

  • Para tornar os produtos químicos acessíveis e reduzir os acidentes causados por falta de acesso, não armazene materiais em prateleiras com mais 1,5 m. 
  • Para evitar reações indesejadas, os reagentes devem ser mantidos em seus recipientes originais, devidamente rotulados e armazenados em local adequado, de preferência um espaço amplo, ventilado, com exaustão e duas saídas. 
  • Os recipientes devem estar limpos e secos, além de serem fechados hermeticamente quando não estiverem em uso. 
  • Observe todas as precauções relativas ao armazenamento de produtos químicos incompatíveis, de acordo com a matriz elaborada. 
  • Para evitar confusão, evite armazenar produtos químicos em bancadas, exceto os produtos químicos que estão sendo utilizados no momento.
  • O local de armazenamento deve ser longe de fontes de calor, luz e outras fontes de contaminação que possam ocasionar alterações na fórmula original e proporcionar riscos à saúde, à segurança e ao meio ambiente. 
  • Cada reagente deve estar rotulado de acordo com as exigências legais, bem como conter o lote ou número de série. Isto é importante para rastrear o reagente ao longo de sua vida útil.
  • Treinamento dos colaboradores 

O treinamento de segurança deve ser visto como um componente fundamental do programa de segurança do laboratório. 

A organização deve fornecer atividades de segurança que sirvam para promover uma cultura de segurança no local de trabalho, que terá início quando o colaborador começar a trabalhar e deverá ser contínuo. 

Os colaboradores devem sugerir ou solicitar treinamento se acharem que isso é necessário. O treinamento deve ser registrado e os documentos relacionados devem ser mantidos de acordo com os requisitos organizacionais.

O treinamento prático baseado em cenários também deve ocorrer sempre que possível. Os tópicos de treinamento de segurança incluem: entendimento das fichas com dados de segurança e rótulos dos recipientes, segregação química, uso de EPIs e EPCs, primeiros socorros, gestão de produtos químicos, procedimentos de emergência, entre outros específicos. 

Como a Chemical Risk pode ajudar na gestão e controle de produtos químicos no laboratório

Realizar um gerenciamento eficaz de reagentes não é tarefa fácil, exigindo a implementação de boas práticas e medidas de controle, que atuem em conformidade com as legislações vigentes. 

Então, para auxiliar a sua empresa a garantir a segurança dos trabalhadores, minimizar riscos e manter o compliance, conte com uma consultoria especializada.

Com mais de 10 anos de experiência, a Chemical Risk possui uma equipe multidisciplinar qualificada para ajudar o seu laboratório no que se refere à segurança química e à segurança do trabalho.

Desenvolvemos um trabalho completo de gestão do risco químico, em que avaliamos toda a situação atual do laboratório e elaboramos um relatório com todas as alterações necessárias para melhorar a segurança.

Também atuamos com a elaboração dos documentos de segurança obrigatórios, serviços de segurança do trabalho, assuntos regulatórios, meio ambiente, treinamentos e muito mais.

Converse com nossos especialistas e veja como podemos auxiliar no controle de produtos químicos no laboratório!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *