Chemical Risk

+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Por que investir na gestão de segurança química? Veja 5 benefícios!

A produção e utilização de produtos químicos nos locais de trabalho em todo o mundo é um dos desafios mais significativos nos programas de proteção nesses locais. Logo, uma gestão de segurança química eficiente é uma necessidade latente.

Mas, antes de entender mais detalhadamente como funciona a gestão de segurança química, é importante conhecer os impactos dos produtos químicos na nossa vida e no dia a dia.

Qual a importância dos produtos químicos?

Os produtos químicos são essenciais para a vida e englobam uma série de benefícios. Essa diversidade de produtos contempla desde os pesticidas que melhoram a quantidade e a qualidade da produção de alimentos, até produtos farmacêuticos que curam doenças.

Além disso, podemos citar os produtos de limpeza que ajudam a estabelecer condições de vida higiênicas. Logo, os produtos químicos são a chave para uma vida saudável e para toda a conveniência moderna. 

Vale lembrar que, além dos momentos citados acima, os produtos químicos são também uma parte fundamental de muitos processos industriais para o desenvolvimento de outros produtos necessários para a nossa vida atual. 

No entanto, o controle da exposição a estes químicos no ambiente de trabalho, bem como a limitação das emissões para o ambiente, são tarefas que os governos, os empregadores e trabalhadores, devem se mobilizar.

Leia também: Gestão de produtos químicos: autoconfiança x segurança do trabalho

Riscos dos produtos químicos

Apesar de todos os benefícios proporcionados pelo emprego de produtos químicos, cria-se então um dilema em relação aos riscos da exposição a estas substâncias químicas. 

O pesticida que ajuda a cultivar alimentos, produzindo mais e melhores colheitas, pode resultar em efeitos na saúde dos trabalhadores envolvidos na produção do pesticida, na sua aplicação nos campos ou na exposição aos seus resíduos. 

Os resíduos da produção e uso do pesticida também podem causar efeitos ecológicos adversos persistentes no ambiente por muitos anos após o uso. 

Já o medicamento que salva a vida de um paciente com uma condição de saúde grave pode produzir efeitos adversos nos trabalhadores expostos durante a produção ou administração do produto químico.

Os produtos de limpeza, por sua vez, que criam uma boa higiene também podem afetar negativamente aqueles que trabalham com os produtos e são expostos a eles diariamente.

Leitura recomendada: Como conhecer os riscos químicos: perigos físicos e à saúde humana

Efeitos adversos dos produtos químicos

Os produtos químicos possuem uma ampla gama de efeitos adversos potenciais, desde perigos para a saúde, como perigos físicos, como a inflamabilidade, até perigos ambientais, como a contaminação e toxicidade generalizadas para a vida aquática. 

Muitos incêndios, explosões e outros desastres resultam de um controle inadequado de seus perigos físicos. 

Neste sentido, ao longo dos tempos, a segurança química tem sido uma das áreas com mais trabalho realizado no campo da segurança e saúde ocupacional (SST). 

Nos últimos anos, foram feitos muitos progressos em matéria de regulamentação e gestão de produtos químicos devido a todo o esforço empregado por governos, empregadores e trabalhadores. Tudo isso com o objetivo de minimizar os efeitos negativos do uso de substâncias perigosas.

Mas, mesmo assim, os esforços não são suficientes. Sério incidentes continuam a acontecer e ainda há impactos negativos tanto na saúde humana como ao ambiente. 

Ouça o nosso podcast: Grandes Acidentes envolvendo Produtos Químicos e Radioativos

Quando considerar a gestão de segurança química?

Dentro deste cenário, é que a gestão de segurança química deve ser considerada como forma de assegurar a proteção da saúde, da vida e das condições normais do ambiente.

Assim, a gestão de segurança química visa a utilização racional e consciente dos produtos químicos com o controle de todas as etapas do ciclo de vida dos mesmos nos processos industriais.

De que forma a gestão de segurança química pode ser feita?

A gestão do risco químico se apresenta como a ferramenta que tem como objetivo a análise de todo o “caminho” que um produto químico percorre dentro de uma empresa, desde o seu recebimento até o descarte do resíduo gerado decorrente de seu uso. 

A avaliação desses processos contempla:

  • Análise da documentação de segurança química frente às exigências da legislação vigente, como por exemplo, Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), Ficha de Segurança de resíduos (FDSR), Rótulos de embalagens, Ficha de Emergência etc;
  • Avaliação do nível de compreensão dos trabalhadores em relação aos riscos químicos envolvidos durante a atividade laboral;
  • Estudo do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • Condições de armazenamento de matérias-primas e produtos químicos;
  • Armazenamento de produtos controlados; 
  • Necessidade de emissão de laudo de insalubridade e laudo de periculosidade;
  • Verificação do uso adequado de Equipamento de Proteção Individual;
  • Verificação da gestão de resíduos existente, dentre outros.

Leia também: Proteção respiratória contra produtos químicos: o que você precisa saber

Quais são os benefícios que a empresa alcança com esse trabalho?

Alguns dos benefícios que podemos destacar ao realizar a gestão de segurança química são:

  • Redução nos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
  • Diminuição dos custos da empresa;
  • Aumento da produtividade;
  • Evitar o risco de multas e processos trabalhistas;
  • Fortalecimento da imagem da empresa.

A Chemical Risk pode ajudar a sua empresa a obter todos esses benefícios com a realização desse projeto de gestão de segurança química.

Com profissionais especializados e altamente capacitados, conhecimento em diversos segmentos de empresas e experiência em todos os processos de segurança química, fornecemos um serviço de consultoria em gestão de segurança química.

Nossa consultoria faz uma análise de todo o cenário da sua empresa, propõe ações e correções para o atendimento/cumprimento das legislações vigentes. Assim, é possível garantir a segurança de colaboradores e minimizar os riscos químicos à saúde e ao ambiente.

Nossos serviços englobam orientações quanto ao:

  • Transporte de produtos perigosos, produtos controlados, produtos regulamentados;
  • Documentos de segurança (FISPQ, rótulo, Ficha de Emergência, entre outros);
  • Armazenamento e manuseio de produtos químicos;
  • Aspectos relacionados à segurança do trabalho.

Também temos treinamentos in company para orientar e conscientizar os funcionários na sua organização.

Quer saber mais? Consulte-nos! Customizamos os projetos de acordo com a sua necessidade!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.