Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Por que sua empresa precisa de certificações ambientais?

Empresas de todos os segmentos estão cada vez mais preocupadas em atingir um desenvolvimento sustentável e se tornar ecologicamente corretas. O que envolve o controle dos impactos de suas atividades, produtos ou serviços no meio ambiente, levando em consideração políticas e objetivos definidos por organismos de certificações ambientais.

Esse comportamento é uma resposta às crescentes exigências da sociedade em relação às responsabilidades das empresas. 

As regras e padrões de produção não são mais ditados pela ”livre concorrência”, ou seja, pelo mercado. Os consumidores querem garantias de qualidade e transparência em relação aos processos de produção da empresa, incluindo aí o respeito à sustentabilidade em seus três pilares: econômico, social e ambiental. 

Para facilitar os processos de gestão e produção e dessa forma corresponder às exigências do consumidor, vários padrões e sistemas de verificação foram criados com o objetivo de atestar as boas práticas das empresas. E isso só é possível por meio das certificações ambientais. 

Leitura recomendada: Inovação sustentável na indústria: ações práticas para implementar

Como surgiram as certificações ambientais?

Nesse contexto, a certificação ambiental surgiu da necessidade específica de atestar aqueles produtos que possuem um diferencial produtivo relacionado a uma qualidade ambiental.

Isso engloba desde a aquisição de matéria-prima até a disposição do resíduo. E, se considerarmos o universo de produtos químicos, o envolvimento engloba todos os processos e operações, como o transporte, armazenagem, manuseio e disposição de resíduos. 

O que é a certificação ambiental?

A certificação ambiental é uma ferramenta abrangente que leva a empresa ao cumprimento das normas e leis e, ao mesmo tempo, proporciona uma maior conscientização e um maior respeito pelo meio ambiente.

Na prática, a certificação ambiental permite que se obtenha a redução de desperdícios, a otimização de recursos naturais e, consequentemente, reduza o custo para o negócio.

Para se obter as certificações ambientais, é necessário o desenvolvimento de práticas com o objetivo de proteção do meio ambiente, realizando ações que melhorem a imagem da sua empresa, aumentando a sua competitividade no mercado. 

Principais objetivos da certificação ambiental

Entre as principais finalidades das certificações ambientais, podemos apontar:

  • Estimular a responsabilidade social entre as empresas;
  • Proteger o meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
  • Auxiliar as empresas no atendimento aos requisitos legais e outras obrigações;
  • Melhorar o desempenho ambiental;
  • Controlar ou influenciar no modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
  • Alcançar os benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
  • Comunicar as informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.

Leitura recomendada: Saiba como implementar um programa de compliance ambiental

Quais os tipos de certificações ambientais?

Atualmente, existem várias ferramentas para medir o desempenho ambiental das organizações e citaremos os principais tipos de certificações.

  • Rótulo Ecológico da ABNT 

O Programa de Rotulagem Ambiental da ABNT foi desenvolvido em 1995 pela ABNT Certificadora, sendo uma certificação ambiental de caráter voluntário, que tem como objetivo atestar a conformidade de produtos ou serviços que são avaliados com base em critérios múltiplos previamente definidos em normas. 

No processo da ABNT, a redução dos impactos negativos é verificada desde a extração da matéria-prima, passando pelo processamento, transporte, uso e indo até a destinação final dos materiais e produtos. Ou seja, leva em conta os impactos ao longo de todo ciclo de vida dos produtos

O programa estabelece, além da questão ambiental, os critérios de adequação ao uso, para garantir que os produtos têm a qualidade necessária, além de serem ambientalmente amigáveis, e também alguns critérios que estão focados em aspectos sociais. 

A relevância do Rótulo Ecológico ABNT tem levado Instituições públicas a colocá-lo como requisito em seus processos de compras públicas sustentáveis.

  • ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) 

Define os requisitos para a implantação de um sistema de gestão ambiental em um empreendimento. Foi criada de modo que atenda aos diversos ramos do mercado e da sociedade e se adequa a empreendimentos de qualquer porte, podendo abranger também organizações sem fins lucrativos ou governamentais. 

Abrange a necessidade do processo de melhoria contínua e “exige que as empresas considerem todas as questões ambientais relativas às suas operações, como a poluição do ar, questões referentes à água e ao esgoto, a gestão de resíduos, a contaminação do solo, a mitigação e adaptação às alterações climáticas e a utilização e eficiência dos recursos” (ABNT, 2015).

  • PRODIR (Processo de Distribuição Responsável) 

Envolve os Princípios Diretivos, Códigos, Práticas, Políticas Adicionais (auditoria, ações corretivas e preventivas, controle de documentos e dados), com realização de no mínimo uma auditoria interna por ano e indicadores de desempenho para melhoria da performance. 

O PRODIR exige uma abordagem sistemática voltada para as questões da qualidade, saúde, segurança e proteção do homem e do meio ambiente. Pois são elas que determinam o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores e a sociedade de uma forma geral e a diminuição do custo social para o governo. 

O princípio básico do PRODIR envolve, além dos aspectos operacionais, a política, o gerenciamento e o comprometimento da alta administração das empresas com a melhoria contínua de todos os setores envolvidos com a distribuição de produtos químicos.

Leitura recomendada: O que é poluição química?

  • PROCEL 

O Selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia. 

Foi constituído pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, programa do Governo Federal. A partir de sua criação, foram firmadas parcerias junto ao Inmetro, a agentes como associações de fabricantes, pesquisadores de universidades e laboratórios, com o objetivo de estimular a disponibilidade, no mercado brasileiro, de equipamentos cada vez mais eficientes. 

Para isso, são estabelecidos índices de consumo e desempenho para cada categoria de equipamento. Os produtos são catalogados de A (mais econômico) até E (menos econômicos).

  • LEED 

O Leadership in Energy and Environmental Design ou LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações. É utilizado em mais de 160 países. Tem como objetivo incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. 

Entre as certificações ambientais, o LEED avalia diversos fatores do projeto, chamados de categorias que abrangem:

  • Localização e Transporte; 
  • Terrenos Sustentáveis; 
  • Eficiência da Água; 
  • Energia e Atmosfera; 
  • Materiais e Recursos; 
  • Qualidade do Ambiente Interno; 
  • Inovação em Design;
  • Prioridades Regionais. 

Cada categoria citada possui pré-requisitos (itens que o projeto deve atender obrigatoriamente) e créditos (itens que dão pontuação ao projeto). 

Portanto, as certificações ambientais são fundamentais para organizações que querem melhorar seus processos, produtos, serviços e ganhar destaque no cenário nacional e internacional. 

O valor agregado de uma certificação vai muito além do financeiro. Uma vez que envolve também todos seus colaboradores, auxiliando no desenvolvimento pessoal, e visa a sistematização dos processos, contribuindo no entendimento e melhorando o atendimento aos clientes e processos.

Toda certificação é de grande importância para as empresas, na medida em que acarreta em uma mudança cultural dentro das organizações.

Como a Chemical Risk pode ajudar nas certificações ambientais

Para te ajudar no que diz respeito a certificações ambientais, conte com o apoio de uma consultoria especializada, experiente e com know how em segurança química e meio ambiente, como a Chemical Risk.

Com profissionais altamente qualificados e mais de 10 anos no mercado, disponibilizamos uma série de serviços voltados para segurança química e também para o meio ambiente.

Assim, te ajudamos desde a avaliação dos riscos químicos existentes no ambiente de trabalho e seus impactos ambientais até a execução do plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) e o programa de gerenciamento de riscos (PGR).

E tem mais: atuamos junto aos negócios para emissão e renovação da Licença de Operação (LO) da Cetesb para o funcionamento correto das empresas e sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, ajudamos a emitir o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI) junto à Cetesb.

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *