Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Segurança no manuseio de produtos químicos: 10 dicas úteis

O manuseio de produtos químicos é uma atividade presente em todos os segmentos industriais, em maior ou menor grau, não se restringindo apenas às indústrias químicas. 

Pare um minuto e observe! Tudo o que está à sua volta possui a presença de produtos químicos. Então, dá para imaginar a quantidade enorme de produtos químicos que é manuseada em processos e rotinas de trabalho para que tenhamos todo o conforto de que dispomos hoje. 

Isso vale para objetos, medicamentos, tecnologia…. Bem, essa lista é realmente muito diversificada.

Leitura recomendada: Segurança química: como fazer o gerenciamento de produtos químicos?

Perigos no manuseio de produtos químicos

Associado a todas essas atividades, temos os perigos inerentes a esses químicos e consequentemente os riscos presentes. Portanto, é preciso estar atento ao manuseio de produtos químicos de forma correta. Até porque o contato inadequado com estes agentes pode ocasionar acidentes e, em longo prazo, doenças ocupacionais.

Infelizmente, os acidentes com produtos químicos podem ocorrer ao longo de toda a cadeia produtiva desses compostos, desde a extração, produção, armazenamento, transferência, transporte, utilização e destinação final.

Neste sentido, vale destacar que os produtos químicos são divididos em dois grupos: 

  • Perigosos;
  • Não perigosos, embora mesmo produtos químicos não perigosos podem causar contaminação ao meio ambiente e riscos à saúde humana.

Leia também: Percepção do risco químico e os acidentes químicos e nucleares

Como fazer o manuseio de produtos químicos de forma segura?

Após entender o risco representado pelos produtos químicos, é fundamental adotar na sua empresa medidas de segurança. Com isso, evita-se acidentes, mantém a segurança dos profissionais e garante o cumprimento das legislações. 

Para ajudá-lo, separamos 10 dicas para tornar esse processo mais seguro!

1. Conhecimento do manuseio de produtos químicos

A primeira ação é obter conhecimento das características dos produtos que serão manuseados.

Todo local de trabalho que possuir processos e rotinas que envolvam manuseio de produtos químicos devem obrigatoriamente disponibilizar as trabalhadores a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). 

Antes de manusear qualquer produto químico, um trabalhador deve consultar a FISPQ. Afinal, esse documento contém informações sobre riscos e procedimentos de segurança para o manuseio seguro do material.

Logo, como diz o senso comum: conhecimento é poder.

2. Inventário de produtos químicos 

Para tomar as medidas corretas no momento certo, é importante saber quais produtos químicos são usados na empresa. Além disso, é preciso conhecer as substâncias químicas que estão presentes no produto químico quando este for uma mistura.

Esse inventário pode contemplar várias informações sobre os produtos, tais como, classificação, transporte, equipamentos de proteção individual, entre outros. Todos estes fatores vão facilitar a gestão e o manuseio de produtos químicos.

3. Treinamento e recursos 

Não “ache” que os colaboradores sabem o que fazer para evitar ou responder a derramamentos de produtos químicos. Treine todos os funcionários novos minuciosamente nos procedimentos operacionais padrão (POPs), cobrindo uma variedade de produtos químicos. 

Disponibilize também informações em todas as áreas com produtos químicos para complementar os procedimentos já existentes. Isso ajuda nos casos em que os produtos químicos requerem instruções específicas de manuseio.

Leia também: Atendimento à emergência química e sua importância na gestão do risco químico

4. Rotulagem das embalagens e recipientes 

Rotule tudo claramente. Os produtos químicos geralmente se parecem, mesmo para um especialista. Verifique a rotulagem do recipiente. Afinal, todos devem compreender facilmente os perigos dos produtos químicos no exterior do recipiente. 

Os recipientes rotulados corretamente evitarão acidentes devido à mistura de substâncias incorretas ou descarte inadequado.

5. Armazenamento 

Avalie regularmente a localização de todos os produtos químicos. Verifique se os recipientes de produtos químicos não ficam perto de outros produtos com os quais eles poderiam reagir adversamente. Além disso, permita ventilação e drenagem adequadas no caso de uma ruptura do recipiente. 

Uma boa ventilação no depósito e no local de trabalho contribui para garantir a qualidade do ar em ambos os locais. Pode ser necessário também um sistema de exaustão em determinadas áreas de trabalho, dependendo dos produtos químicos utilizados.

Saiba mais: Armazenamento de produtos químicos: como funciona a matriz de incompatibilidade 

6. Limpeza x Segurança 

Mantenha as estações de trabalho limpas e organizadas para evitar acidentes no manuseio de produtos químicos. Áreas de trabalho desorganizadas estimulam derramamentos ou misturas inadvertidas. Pisos molhados também são um risco, pois promovem quedas. 

Para reduzir a desordem, mantenha o excesso de produtos químicos em suas embalagens originais até que seja necessário. Dê aos trabalhadores uma área de descarte perto de suas estações de trabalho para se livrar com segurança dos produtos químicos usados.

Os trabalhadores também devem ter acesso a um local para deixar seus uniformes de trabalho nas instalações. A gestão de limpeza dos uniformes impede que os trabalhadores levem para casa roupas potencialmente contaminadas para a lavagem. 

Além disso, instrua os trabalhadores a trocar sempre de roupa antes de sair da empresa. Assim, é possível evitar a exposição de suas famílias a produtos químicos da instalação.

7. Equipamentos de Segurança Individual 

Para manter os trabalhadores afastados da exposição aos produtos químicos, é necessário usar equipamentos de segurança na área. Treine os trabalhadores no uso de óculos de segurança, respiradores e luvas. Incentive-os a usar o equipamento toda vez que entrarem em um espaço de trabalho. 

Quando o equipamento de segurança é negligenciado, a exposição a produtos químicos pode ocorrer. Então, facilitar o acesso ao equipamento de segurança garantirá que os trabalhadores o usem.

Treine todos os profissionais para inspecionar seus equipamentos de segurança. Descarte quaisquer peças com sinais de desgaste excessivo ou danos. Isso porque qualquer equipamento comprometido coloca a segurança em risco.

Lembre: a adoção e o uso do equipamentos de proteção individual é uma exigência legal.

Leia também: Gestão de produtos químicos: autoconfiança x segurança do trabalho

8. Local para refeições e pausa 

A proibição de comer e beber na área de trabalho evita que os trabalhadores possam ingerir produtos químicos acidentalmente. Deve existir um local específico longe do armazenamento de produtos químicos e do local de trabalho para comer, beber e descansar. 

Perto deste local, é necessário disponibilizar pias e sabão para lavar as mãos antes de comer ou beber. Isso elimina qualquer possível resíduo químico das mãos e pode impedir a ingestão acidental. 

Proibir qualquer alimento ou bebida perto da área de trabalho é a maneira mais fácil de evitar a contaminação dos produtos químicos ou dos alimentos.

9. Prática, prática, prática

Faça treinamentos em procedimentos de segurança para emergências. Exercícios de incêndio e de derramamento de produtos químicos vão aprimorar as habilidades aprendidas pelos funcionários durante os cursos. 

Assim, quando surgir uma emergência, os funcionários vão saber seus papéis e funções para mitigar danos a si mesmos e ao local de trabalho.

Não se pode esperar que todas as emergências e os acidentes sejam impedidos. Por isso, além da prevenção, um plano de atendimento deve incluir informações sobre como responder a emergências. Afinal, a vida dos seus colaboradores pode depender disso.

10. Consultoria em gestão química

Contar com uma consultoria em segurança e gestão química é fundamental para que a sua empresa faça o manuseio de produtos químicos de forma correta. A Chemical Risk possui profissionais altamente capacitados, experiência e todo o conhecimento necessário para ajudar a sua organização.

Confira os nossos principais serviços para atender às necessidades da sua empresa:

Além disso, contamos com treinamentos in company sobre manuseio, rotulagem, gestão do risco, atendimento a emergências e muito mais. Também temos cursos online, inclusive de manuseio de produtos químicos.

Ficou interessado? Quer saber mais informações? Entre em contato agora mesmo com nossos consultores técnicos!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Participe da discussão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *