Chemical Risk

+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Como funciona o processo de regulamentação de produtos químicos na Colômbia

O processo de regulamentação de produtos químicos na Colômbia é regido pelo Decreto n° 1630, de 30 de novembro de 2021. Este decreto incorpora o Decreto 1076/2015, Único Regulamento do Setor Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Único Reglamentario del Sector Ambiente y Desarrollo Sostenible), relacionado à gestão integral de substâncias químicas de uso industrial, incluindo sua gestão de risco e outras determinações.

Passo a passo na regulamentação de produtos químicos na Colômbia

O Decreto n° 1630 determina que a gestão dos produtos químicos deve ser realizada por meio de 4 ferramentas principais:

1. Inventário Nacional de Substâncias Químicas de Uso Industrial

A base de dados permite identificar o cenário das substâncias químicas de uso industrial fabricadas ou importadas na Colômbia, as quais são associadas com suas indicações de uso, com a classificação de perigo e as quantidades anuais de produção ou importação.

2. Priorização das substâncias químicas integrantes do Inventário Nacional

Realizada com base na análise do inventário e, a partir de critérios técnicos, as autoridades definirão aquelas substâncias prioritárias ou de interesse à saúde e ao meio ambiente, as quais serão solicitadas informações adicionais para sua gestão integral.

3. Avaliação de risco 

Uma vez que se tenha a informação adicional das substâncias químicas priorizadas, as autoridades realizarão uma nova análise técnica para determinar quais substâncias devem cumprir com os requisitos para elaboração de avaliações de risco para o ambiente e para a saúde humana de acordo com a indicação de uso.

4. Programas de redução e manuseio do risco 

Fornecem informações permanentes a todos os usuários que tenham contato com substâncias químicas para mitigar potenciais riscos e assegurar seu manuseio adequado conforme a indicação de uso.

Com base nestas ferramentas, as autoridades colombianas entendem que haja uma gestão segura dos produtos químicos de uso industrial, uma vez que sejam elaboradas, seguidas e acompanhadas por todo o ciclo de vida do produto.

Leitura recomendada: O que é GHS e como está a implementação do sistema na América Latina?

Conheça a Chemical Risk

Precisa de ajuda para atender à regulamentação de produtos químicos na Colômbia? Conte com a assessoria especializada da Chemical Risk

Com profissionais especializados, grande experiência de mercado e atuação sólida com os órgãos reguladores, estamos prontos para te auxiliar com os assuntos regulatórios e regulamentações no Brasil e na América Latina.

Disponibilizamos uma série de serviços de assuntos regulatórios, segurança química, segurança do trabalho, meio ambiente e treinamento para empresas.

Com nossa atuação, garantimos o compliance da sua empresa com as legislações, evitando multas por infringir as normas. Quer saber mais informações sobre como te ajudamos com os produtos controlados? Entre em contato conosco agora mesmo!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.