Chemical Risk

+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Manuseio de produtos químicos: como fazer de forma segura

É cada vez mais importante tratar do manuseio de produtos químicos nas indústrias e demais empresas. Afinal, a exposição a tais produtos provocou riscos enormes para os trabalhadores. Por isso, as organizações precisam entender como fazer este processo de maneira segura.

Aumento do uso de produtos químicos

Antes de mais nada, deve-se ter em mente o aumento na produção e no consumo de substâncias químicas. Aliado a isso, a evolução tecnológica e utilização de energia nuclear para gerar eletricidade também tiveram crescimento a partir do século 20.

Este contexto propiciou o ambiente necessário, facilitando a produção desses compostos. Logo, o manuseio de produtos químicos de forma mais frequente gerou maiores perigos para os funcionários, como os acidentes com substâncias químicas.

O que representa uma severa ameaça à saúde dos colaboradores. 

Importância da segurança no manuseio de produtos químicos

Diante deste cenário, o controle e a segurança dos processos tecnológicos para a produção de químicos se tornou preocupante. Assim como, despertou a necessidade de se desenvolver novos mecanismos para gerenciar as ameaças.

Isso envolve principalmente o risco de acidentes, que devido ao alto grau de periculosidade, podem ter proporções inacreditáveis e gravíssimas.

Leia também: Percepção do risco químico e os acidentes químicos e nucleares

Acidentes envolvendo produtos químicos

Em 1986, por exemplo, no famoso desastre de Chernobyl, na Ucrânia, houve vazamento de neptúnio e césio. Por causa do acidente nuclear, estima-se que 8.000 pessoas morreram. Além do que, cerca de 17 mil ainda poderão falecer nos próximos 70 anos devido à intoxicação.

De 1947 a 1984, os acidentes químicos nos Estados Unidos, Japão, Itália e Índia foram responsáveis por mais de 100 mil mortes. No total, foram afetadas ou feridas outras 700 mil pessoas.

Estes acontecimentos também não estão distantes do Brasil. Para relembrar os mais recentes, um vazamento de gás sulfídrico em Suzano (SP), em 2013, matou uma pessoa e deixou outras 59 intoxicadas.

Em Santos (SP), em abril 2015, um incêndio de tanques de combustível demorou 15 dias para ser controlado. O que ocasionou um enorme impacto ambiental e prejuízo financeiro.

Os acidentes envolvendo o uso, produção e manuseio de produtos químicos não param por aí. Uma das maiores tragédias já vistas por aqui aconteceu neste ano. O rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, já deixou 217 pessoas mortas e 79 desaparecidas até o momento.

Sem contar o imenso impacto psicológico, financeiro e ambiental. Até porque a lama contém uma série de metais pesados, que provocam efeitos a curto e a longo prazo aos seres humanos, aos animais e ao ecossistema.

Leia também: Você já ouviu falar sobre toxicologia? Entenda tudo aqui

Impacto dos produtos químicos na saúde humana

Como vimos, os acidentes com substâncias químicas provocam uma série de danos, como:

  • Grandes impactos ambientais;
  • Danos materiais às instalações;
  • Prejuízos de imagem e financeiros;
  • Graves impactos à saúde humana, já que, além de mortes e feridos, existe o risco de desenvolvimento de doenças futuras. O que pode se perpetuar por várias gerações. 

Causas dos acidentes químicos 

As principais causas deste tipo de acidente estão relacionadas com a falta de segurança no manuseio de produtos químicos. Por exemplo:

  • Descuido com princípios básicos de manutenção;
  • Desconhecimento das características dos produtos químicos manuseados;
  • Falta de sinalização de tanques de armazenamento. E isso é bastante perigoso, porque pode gerar reações inesperadas quando produtos diversos são armazenados ali;
  • Falta de treinamentos específicos;
  • Entre outras.

Como fazer o manuseio de produtos químicos adequado?

Neste cenário, o manuseio seguro de produtos químicos é uma iniciativa fundamental que visa resolver todas estas questões. Com o conhecimento adequado, é possível evitar acidentes, sinalizar os compostos e tanques corretamente e minimizar os problemas à saúde dos trabalhadores. 

Além disso, as empresas que desenvolvem procedimentos de segurança conseguem aumentar a motivação e a produtividade dos funcionários. Assim como, é possível diminuir a taxa de absenteísmo devido à ausência de colaboradores por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Leia também: O que é a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos?

Como uma consultoria especializada pode ajudá-lo?

Para ajudá-lo a enfrentar estes desafios, a Chemical Risk realiza os cursos online e in company voltados ao manuseio de produtos químicos com segurança. Atuamos nos nossos treinamentos com os seguintes objetivos:

  • Ajudar os participantes a avaliarem as suas práticas com respeito à armazenagem, ao manuseio e à identificação de produtos químicos;
  • Compreender os perigos dos produtos químicos e os riscos associados à sua atividade de trabalho;
  • Conhecer as condições adequadas de armazenamento;
  • Saber interpretar os documentos de segurança;
  • Selecionar e utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Atender às normas regulamentadoras correspondentes;
  • Ajudar a identificar os desvios no manuseio de produtos químicos e a resolver os problemas em seu estágio inicial;
  • Auxiliar os profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) a selecionar medidas de controle adequadas para a utilização de produtos químicos.

Ficou interessado? Quer saber como funciona o nosso curso online? Ou in company? Acesse agora mesmo e veja como você pode se beneficiar! Se tiver alguma dúvida, também pode entrar em contato.

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.