Chemical Risk

+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Cursos on-line de segurança química: uma alternativa vantajosa para profissionais da área

A manipulação de produtos químicos é uma atividade que exige o máximo de atenção, já que qualquer atitude errada pode provocar acidentes graves para o profissional responsável e para o seu local de trabalho. Por esse motivo, é fundamental que as pessoas que trabalham no segmento estejam constantemente atualizadas sobre as normas de segurança vigentes. Os cursos on-line de segurança química são ótimas opções.

Entre os cursos indicados nesse caso, é possível destacar como exemplos: o Curso de Manuseio Seguro de Produtos Químicos e o Curso de FISPQ – Produtos Químicos. Essas duas capacitações são recomendadas para os profissionais que trabalham com a manipulação de produtos químicos e que são responsáveis pela gestão segura dessas substâncias.

No entanto, por mais que seja extremamente necessário, paralisar temporariamente as atividades de trabalho para realizar um curso de atualização pode não ser uma tarefa fácil. Uma das formas encontradas para contornar essa dificuldade é a realização de cursos na modalidade de ensino a distância, ou seja, de forma on-line.

Os cursos a distância ganham cada vez mais a preferência dos estudantes. Mas, apesar disso, nem todas as pessoas estão seguras sobre esse tipo de modalidade de ensino. Afinal, é comum ter dúvidas se os cursos on-line de segurança química têm a mesma qualidade do que os cursos presenciais.

Se você ficou interessado, continue acompanhando a leitura deste artigo e conheça as vantagens dos cursos on-line.

Leitura recomendada: Segurança no manuseio de produtos químicos: 10 dicas úteis

Quais as vantagens dos cursos on-line de segurança química?

O ensino a distância (EAD) acontece por meio de dispositivos que possuam acesso à internet, como é o caso dos celulares, dos notebooks e dos tablets. Os alunos participam de ambientes virtuais de aprendizagem em que podem encontrar diferentes ferramentas de estudo, como videoaulas e apostilas, que são acessadas de forma remota.

Assim, a realização de cursos on-line de segurança química, como é o caso dos cursos de Manuseio Seguro de Produtos Químicos e FISPQ – Produtos Químicos, é bastante vantajosa.

De modo geral, um curso EAD oferece inúmeros benefícios aos participantes, como por exemplo:

  • Incentiva a autonomia dos alunos;
  • Oferece ferramentas mais dinâmicas;
  • Possibilita a interação entre aluno e professor;
  • Disponibiliza acesso a conteúdos atualizados;
  • Permite horários mais flexíveis aos participantes;
  • Custa mais barato do que os cursos presenciais.

Em relação aos conteúdos que são abordados nesses dois cursos, os participantes conseguem aprofundar os conhecimentos sobre temas como:

Além disso, os participantes são capacitados a interpretar e aplicar as normas MTE – NR 26 e ABNT – NBR 14725. As normas abordadas são responsáveis pelo estabelecimento do GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals), que atua como um sistema de classificação dos principais perigos apresentados pelos produtos químicos.

Essas duas normas também definem um modelo para a elaboração e o preenchimento da FISPQ, que é uma Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. As informações de segurança que devem ser incluídas na rotulagem dos produtos químicos também são abordadas durante o curso, assim como a utilização do sistema GHS.

É possível perceber que esses dois cursos on-line de segurança química são extremamente importantes para os profissionais da área. Além dos temas abordados, os cursos possibilitam que os participantes determinem os horários e os locais para assistir às aulas e possibilitam a interação de forma mais prática e flexível.

Chemical Risk: consultoria especializada em manuseio e manipulação de produtos químicos

A Chemical Risk é especializada em consultoria sobre Gestão do Risco Químico, Segurança Química Ocupacional e Defesa Química. O objetivo da empresa é proporcionar aos clientes todas as orientações necessárias para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e prevenir acidentes causados pela manipulação e armazenamento inadequados de produtos químicos.

A empresa atende a clientes dos segmentos químicos, petroquímicos e têxtil, assim como indústrias de tintas, plásticos, polímeros, papel e celulose, indústrias metalúrgicas, alimentícias e farmacêuticas.

Os cursos on-line de segurança química oferecidos pela Chemical Risk permitem que os alunos tenham acesso aos conteúdos quando e onde quiserem.

Quer saber mais sobre o trabalho da Chemical Risk e conhecer melhor as principais características dos cursos oferecidos pela empresa? Então, acesse o site e tire todas as suas dúvidas! E, qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco.

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.