Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94706-2278

Investigação da ONU para confirmar o uso de armas químicas pela Síria

A publicação no dia 25 de fevereiro “Guerra Civil Sìria e o emprego de armas químicas” descreve que segundo dados da Folha de São Paulo, a Síria utilizou armas químicas contra a população civil em dezembro de 2012.

Segundo reportagem da revista Exame deste mês, a Organização das Nações Unidas (ONU) investiga se tais alegações ocorreram. Para isso, a ONU enviará uma equipe de inspetores para investigar se de fato a Síria empregou tais armas. Porém, a Síria e a ONU não chegaram a uma decisão sobre qual o nível de acesso que a equipe da ONU terá.

Diversos países ocidentais solicitam que seja realizada uma investigação para confirmar se o governou sírio utilizou armas químicas contra os civis em um ataque na cidade de Aleppo, localizada no norte do país. A oposição do país informa que o governo sírio realizou três ataques com armas químicas.

O governo sírio informa que os inspetores da ONU terão acessos restritos ás áreas relacionadas com o ataque em Aleppo, local onde os rebeldes informam que o governo lançou míssil contendo armas químicas, o que acarretou em 26 pessoas mortas, o governo sírio também quer selecionar quais inspetores participaram da inspeção.

A ONU informa que não enviará os inspetores enquanto não houver um acordo referente ao acesso e outras modalidades. As determinações de quais inspetores participarão da inspeção e a liberdade de circulação e de acesso, caberá ao secretário da ONU Ban Ki-moon.

O objetivo da ONU é determinar se foram utilizadas armas químicas e não quem as utilizou. Caso seja confirmado, será a primeira vez em dois anos de conflito na Síria que foi empregado arma química. A ONU estima que mais de 70 mil pessoas morreram neste conflito.

 

Gostou deste artigo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *