Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Inventário de produtos químicos: veja a importância para a sua empresa

Sabe como fazer a gestão segura de produtos químicos na sua empresa? Este processo é de grande importância para quem usa, processa, comercializa, manuseia e distribui estes itens. Mas, antes de mais nada, é necessário realizar o inventário de produtos químicos.

Desta forma, para iniciar a gestão de produtos químicos, o primeiro passo é conhecer os compostos que a sua empresa possui. Ou seja, elaborar e monitorar o inventário de produtos químicos.

Seu objetivo é estabelecer procedimentos para organizar e mapear os químicos utilizados em cada área da empresa. Com isso, é possível saber a quantidade de entrada e saída dos compostos. Assim como, os gestores podem analisar demais informações importantes para o processo de gestão do risco químico e mitigação da exposição.

Em geral, o inventário de produtos químicos pode ser realizado com 3 focos distintos:

  • Classificação de perigo dos produtos;
  • Preocupação com a saúde ocupacional;
  • Foco regulatório para cumprir com as exigências legais.

Como funciona o inventário de produtos químicos

Agora, vamos entender como deve ser feito este processo, que será uma ferramenta valiosa para sua empresa e sua gestão dos químicos. O inventário de produtos químicos deverá conter os seguintes requisitos:

  • Nomes dos produtos (comercial e técnico);
  • Número CAS;
  • Codificação utilizada na empresa;
  • Quantidade adquirida;
  • Quantidade utilizada pelas áreas;
  • Nome do fornecedor.

Além disso, é importante estabelecer as classificações de perigo desses produtos, como por exemplo:

  • Classificação de perigo pelo GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos);
  • Classificação de perigo para o Transporte Terrestre de Produtos Perigosos (ANTT);
  • Se o produto apresenta FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) e/ou SDS (Safety Data Sheet).

Além dessas informações, é possível incluir os locais onde os itens estão disponíveis na empresa. Por exemplo: almoxarifado, produção, laboratório, etc.

Adicionalmente, ainda podem ser inseridos outros dados voltados à área de higiene ocupacional. Assim, é possível saber se a exposição está conforme os limites estabelecidos pelas agências nacionais e internacionais.

Também é válido explicar se o produto é controlado por órgãos específicos, como polícias e Exército. Ou se é regulamentado pelas agências governamentais, tais como ANP, Anvisa, Mapa, Ibama, etc.

Por fim, recomenda-se a descrição das principais incompatibilidades químicas, entre outras informações específicas.

Importância da gestão de produtos químicos

A elaboração do inventário de produtos químicos deverá atender às necessidades da sua empresa. Além disso, é preciso constar as informações necessárias para empregar o processo de gestão do risco químico. Esta é uma etapa importante para auxiliar na definição de diversos procedimentos, como:

  • Redução da exposição aos produtos químicos;
  • Avaliação dos perigos;
  • Manuseio seguro dos produtos.

A partir destes dados, será possível mapear as áreas e os profissionais que necessitam de treinamentos específicos. As empresas também poderão usufruir de vantagens na gestão dos químicos, como orientar na hierarquização do controle do risco químico, reduzir custos, entre outros.

Leitura recomendada: Segurança Química e Gerenciamento de Produtos Químicos

Como fazer a gestão de químicos na sua empresa

Agora que você sabe a importância da gestão dos químicos, ficou interessado em implementar esta avaliação na sua empresa? Para fazer o mapeamento e monitoramento de todos os itens mencionados acima, é fundamental contar com uma parceira experiente.

Precisa de ajuda? Entre em contato com a Chemical Risk. Com profissionais capacitados e com conhecimento de mercado, oferecemos diversos serviços voltados para a gestão de produtos químicos.

Atuamos para auxiliá-lo na elaboração e organização do inventário de produtos químicos de acordo com a necessidade da sua empresa. Tudo de forma personalizada e para minimizar os riscos de exposição aos compostos.

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Participe da discussão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *