A gestão segura de produtos químicos inclui a comunicação de seus perigos a todos aqueles potencialmente expostos, desde trabalhadores que atuam nos processos de fabricação até aqueles que os utilizam cotidianamente nas mais diversas atividades.

A importância de conhecer os produtos químicos perigosos utilizados e a necessidade de transmitir suas informações quanto à segurança, à saúde humana e ao meio ambiente resultou na elaboração de inúmeras legislações e normas, dentre elas a Portaria n° 229 de 24/05/2011 que alterou a Norma Regulamentadora 26 (NR 26), do Ministério do Trabalho e Emprego, e a NBR 14725 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O curso pretende aprofundar o conhecimento de profissionais envolvidos em gestão segura de produtos químicos, para o melhor entendimento e aplicação da MTE-NR 26 e ABNT-NBR 14725, que estabelecem o GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals) como sistema de classificação de perigo de produtos químicos e definem um modelo para a elaboração e preenchimento de uma Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), como também, as informações de segurança a serem incluídas na rotulagem de um produto químico perigoso.

O curso apresentará aos participantes para a utilização do sistema GHS incorporado na parte 2 da ABNT-NBR 14725, como também, quanto as exigências para a elaboração de uma FISPQ e de um rótulo de produto químico.

Carga Horária: 16hrs

Conteúdo programático:

  • Segurança Química
  • Sistemas de classificação
  • GHS (perigos físicos, à saude humana e ao meio ambiente)
  • Como realizar a classificação de perigo de produtos químicos de acordo com os critérios estabelecidos pelo GHS – NR 26 e NBR 14725
  • Como elaborar uma FISPQ e rótulo de produtos químicos de acordo com as regulamentações vigentes
  • Como pesquisar informações para realizar a classificação dos produtos químicos
  • Como avaliar criticamente a FISPQ e o rotulo de produtos químicos.

Saiba Mais:

SOLICITE UM ORÇAMENTO GRATUITAMENTE

COVID-19

Com as últimas orientações da Organização Mundial da Saúde e do Governo Nacional frente ao COVID-19, a quarentena se tornou uma realidade para quase todos os brasileiros.

Sabendo disso e da gravidade da pandemia que atinge nosso país, nós da Chemical Risk estamos dispostos a ajudar da melhor maneira possível: oferecendo educação de qualidade por um valor ainda mais acessível. Desse modo, quem está passando pelo difícil período de quarentena pode aproveitar para estudar e adicionar um certificado a mais para o seu currículo e retornar ao mercado ainda mais forte.

Se você pretende aproveitar esse período em quarentena para se qualificar confira nosso site https://www.chemicalrisk.com.br/cursos-online/ e veja todos os cursos disponíveis com 50% de desconto válidos para os próximos 60 dias a partir desta data.

Todas as aulas são online, podendo ser assistidas dentro da sua residência com material já incluso e suporte direto com o Instrutor.

Assim, você pode adquirir conhecimento sem prejudicar a sua saúde e a de quem você ama.