Os processos e operações unitárias que apresentam risco à saúde humana e ao meio ambiente diferem entre empresas, assim, é de responsabilidade de cada organização desenvolver procedimento(s) de preparação e resposta a emergências que atenda(m) suas necessidades específicas.
A organização deve responder às situações reais de emergência e prevenir ou mitigar os impactos adversos associados. Para isto deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para identificar e corrigir potenciais situações acidentais e de emergência.
Além da análise e revisão periódica de seus procedimentos de preparação e resposta à emergência, as organizações devem treinar seus colaboradores a prevenir e, quando possível, corrigir cenários emergenciais.
O curso visa capacitar os colaboradores a identificar cenários de risco com produtos químicos, prevenir a ocorrência de acidentes e atuar em situações emergenciais que remetem risco de impacto à saúde humana e ao meio ambiente, assim como, apresentar noções básicas da análise dos riscos e perigos envolvidos em uma emergência química, dos EPIs a serem utilizados em cada situação, bem como das técnicas de contenção e estancamento de vazamentos, descontaminação de vítimas e de equipamentos.
Empresas que apresentam produtos químicos em seu processo produtivo podem realizar o curso, assim como empresas de distribuição e armazenamento de químicos, portos, transportadoras, equipes de brigada e atendimento a emergências, outros.