Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Assessoria de segurança química: o que é Chemical Compliance e como se adaptar à legislação?

O termo em inglês compliance, em português conformidade – do verbo comply – significa “agir de acordo com as regras”, neste sentido, significa que a empresa está de acordo com as leis, regulamentações, políticas e diretrizes estabelecidas. No caso da assessoria de segurança química, quer dizer o cumprimento das legislações.

Afinal, na segurança química, a empresa precisa garantir o cumprimento e atendimento de todas as normas, leis, regulamentos (internos e externos) vigentes para a gestão do risco químico

Sabe-se que as regulamentações para os químicos são complexas e ainda é um desafio para as empresas acompanharem todas as leis e normas vigentes, bem como manterem-se atualizadas no cumprimento de todas as obrigações legais.

Para estar de acordo com essas legislações, as empresas podem executar esse processo internamente. Ou também é possível fazer a contratação de uma empresa de consultoria em segurança química e que ofereça um suporte técnico para atender ao compliance. 

Até porque, conforme falamos, a contratação de uma assessoria de segurança química especializada promove o suporte técnico necessário e a garantia do compliance na gestão dos produtos químicos.

Como funciona a assessoria de segurança química?

Um dos aspectos referentes à assessoria de segurança química é o fornecimento de um suporte técnico especializado pontual ou mensal. Mas o que isso significa? Trata-se na verdade de:

  • Orientações;
  • Esclarecimentos de dúvidas;
  • Monitoramento de legislações;
  • Adequação às regras;
  • Recomendações e propostas de ações, correções, atendimento e cumprimento das legislações vigentes no âmbito da segurança química, regulatória, de produtos controlados pelas Polícias Civil, Federal e Exército. 
  • E muito mais!

O suporte técnico pode ser realizado por meio dos seguintes canais: visitas técnicas presenciais, telefone, videoconferência, mensagens eletrônicas (e-mail), entre outros.

Quais são os itens contemplados no suporte técnico?

Os serviços disponibilizados no suporte técnico podem ser customizados de acordo com as necessidades de cada empresa. Alguns exemplos são:

  • Esclarecimento quanto ao desenvolvimento de documentos de segurança (FISPQ e rótulo);
  • Esclarecimento quanto à classificação de produtos químicos;
  • GHS – Sistema Global Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos;
  • Atendimento à NR-26 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);
  • Dúvidas referentes ao transporte de produtos químicos perigosos (modal terrestre – Resolução n° 5232/2016 ANTT);
  • Produtos controlados e as regulamentações vigentes pela Polícia Federal, Civil e Exército;
  • Setores regulamentados pela Anvisa, tais como: agroquímico; cosméticos; embalagens alimentícias; health care, outros.
  • Outras questões voltadas à gestão de produtos químicos, inseridas na área de atuação do Chemical Compliance.

Quais os benefícios da assessoria em segurança química?

Contar com uma assessoria em segurança química para garantir o Chemical Compliance tem diversos benefícios, como por exemplo estar em compliance com as regulamentações e as normas vigentes. Além disso, há outras vantagens, como:

  • Atendimento às normas e leis exigidas para o setor de produtos químicos;
  • Antecipar possíveis cenários de risco e propor medidas e ações de antecipação;
  • Diminuição do risco jurídico e financeiro, relacionados a possíveis fiscalizações e multas, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e outros;
  • Aumento da credibilidade frente aos clientes, fornecedores e colaboradores.

Como contratar uma assessoria em segurança química?

Com profissionais com conhecimento aprofundado das legislações, capacitados em gestão do risco químico, segurança química e toxicologia, a Chemical Risk atua no setor de assessoria em segurança química.

Nossos serviços em segurança química garantem o Chemical Compliance em sua empresa. Fazemos o atendimento por diversos canais, seja visita técnica presencial, videoconferência, telefone ou e-mail. 

Temos modelos de assessoria mensal ou pontual de acordo com as necessidades da sua companhia. Tudo para promover as melhorias nos processos envolvendo produtos químicos a fim de proporcionar a segurança de todos os trabalhadores, atender às leis e evitar multas.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e solicite uma proposta gratuita!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *