Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Armazenamento de produtos químicos: como funciona a matriz de incompatibilidade 

Quando pensamos nas atividades que envolvem o contato com os produtos químicos, temos que levar em conta a segurança. São necessários cuidados e condições específicas para garantir toda a proteção aos envolvidos. Neste sentido, uma ação que deve ser tomada é o armazenamento de produtos químicos de forma segura.

Para fazer esse procedimento, as empresas devem organizar os produtos de maneira adequada. Mas como deve ser feito isso? Quais os parâmetros? É fundamental levar em consideração as incompatibilidades químicas. Só assim é possível atestar a segurança química.

Como resultado, as companhias evitam prejuízos à saúde humana, ao meio ambiente e danos às instalações.

Mas o que é incompatibilidade química?

Antes de saber como funciona o armazenamento de produtos químicos conforme a incompatibilidade, é preciso entender este conceito. 

A incompatibilidade entre produtos químicos é definida como a condição na qual determinados produtos se tornam perigosos quando manipulados ou armazenados próximos a outros. Ou seja, são ocasiões em que os compostos podem reagir, criando situações perigosas, como por exemplo:

  • Geração de gases;
  • Calor excessivo;
  • Explosões;
  • Reações violentas.

Todos esses casos podem causar acidentes dentro da empresa. Logo, é fundamental fazer o inventário de produtos químicos. Além disso, é preciso mapear todos os riscos presentes na empresa e que os colaboradores estão expostos.

Com essas informações, é possível identificar as incompatibilidades para adequar o armazenamento de produtos químicos. Mas esses dados devem ser de fácil acesso e, neste cenário, elaborar a matriz de incompatibilidade se torna importante.

Como desenvolver a matriz de incompatibilidade?

Como mencionado, esta matriz é um excelente mecanismo para auxiliar de forma rápida o acesso à informação de incompatibilidade. Tal ação deve ser elaborada para organizar o almoxarifado considerando as incompatibilidades químicas. 

A matriz é criada de acordo com as propriedades físicas e químicas dos produtos químicos. Além disso, leva em conta as informações referentes aos potenciais riscos de reações perigosas, incêndio ou explosão em decorrência de incompatibilidade ou armazenamento inadequado. 

Na matriz, estão descritos os perigos dos produtos e as substâncias incompatíveis. A disposição desses dados de forma visual, definida por cores, permite uma leitura com conteúdo sucinto. O que facilita o processo de armazenamento de produtos químicos. 

Assim, a matriz deve ser empregada durante as rotinas de trabalho antes de realizar reações e para organizar o almoxarifado. Mas não pode ser aplicada para atendimento em emergências. 

Leia também: Manuseio de produtos químicos: como fazer de forma segura

Cuidados no armazenamento de produtos químicos

Além de segregar os produtos de acordo com as incompatibilidades, deve-se ter outros cuidados com o armazenamento seguro. As principais medidas a serem observadas são: 

  • Local de instalação de equipamentos; 
  • Condições adequadas de estocagem; 
  • Condições de instalação elétrica (NR-10); 
  • Desobstrução dos acessos e identificação das saídas (NR-23); 
  • Sinalização de segurança (NR-26); 
  • Rotulagem dos químicos; FISPQ adequada dos produtos e disponibilizada; 
  • Inventário de produtos químicos; 
  • Segregação adequada para evitar acidentes; 
  • Condições adequadas de armazenamento, tais como controle de temperatura, ventilação, dentre outras; 
  • Capacitação dos colaboradores que as executam atividades no almoxarifado;
  • Cumprimento de normas e legislações vigentes.

Como realizar a matriz de incompatibilidade e o armazenamento seguro?

Para ficar em conformidade com as leis atuais, manter a segurança dos trabalhadores, evitar acidentes e prejuízos, é preciso elaborar a matriz de incompatibilidade na sua empresa. Dessa forma, é possível fazer o armazenamento dos produtos químicos no almoxarifado.

Para ajudar o seu negócio a desenvolver essa matriz, conte com uma consultoria especializada e experiente na segurança química. A Chemical Risk possui soluções personalizadas na área de gestão química, com o intuito de manter a segurança da sua organização.

Contamos com diversos serviços para atender às suas necessidades. Conheça os principais:

Quer saber mais informações? Entre em contato conosco com nossos consultores técnicos agora mesmo e solicite um orçamento!

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *