Chemical Risk

atendimento@chemicalrisk.com.br
+55 (11) 4506-3196 / (11) 94732-0686 / (11) 94706-2278

Armazenamento de produtos químicos: para que servem a contenção e os paletes?

Quase todas as indústrias usam produtos químicos em quantidades variáveis e, portanto, devem guardá-los. Com função de um depósito, o local de armazenamento de produtos químicos não só abriga as substâncias, como deve proteger os colaboradores e o meio ambiente dos efeitos de possíveis derramamentos, emissões de aerossol e gás. 

Os gestores, ao projetar uma instalação de armazenamento de produtos químicos, independentemente do tamanho, precisam considerar todas as propriedades perigosas dos produtos, sejam intrínsecas ou decorrentes de interações. 

Dessa forma, esse tipo de instalação deve cumprir rigorosos requisitos de segurança. Tudo para garantir que as pessoas e empresa estejam protegidas dos riscos associados aos produtos químicos perigosos e o cumprimento de legislações, como a NR-20, que trata do armazenamento de inflamáveis e líquidos combustíveis

Como fazer a instalação segura do armazenamento

O projeto do local de armazenamento requer um planejamento cuidadoso e, por meio de seu design, deve evitar a exposição a produtos químicos e não gerar riscos adicionais.

Como primeira etapa, alguns requisitos devem ser analisados, tais como:

  • Volumes a serem armazenados;
  • Diversidade de produtos químicos em termos de prazo de validade, condições de armazenamento e compatibilidade;
  • Atividades realizadas na empresa, como por exemplo, amostragem química ou processos de transferência dentro da instalação de armazenamento. O que irá exigir uma área dedicada separada com exaustão local e sistema específico de contenção de derramamento;
  • Acessibilidade e controle de acesso. Por exemplo, o acesso a produtos químicos controlados é restrito a pessoas devidamente treinadas e autorizadas;
  • Requisitos legais relativos ao local de armazenamento e aos bens armazenados. 

Uma avaliação de risco complementa a análise de requisitos mencionados acima. Essa verificação mapeia as propriedades perigosas dos produtos químicos. Além disso, leva em consideração as interações químicas, os sistemas de armazenamento, entrega e remoção, transporte dentro da instalação, quaisquer outras atividades e resposta a emergências. 

Neste contexto, para aumentar a produtividade da empresa e otimizar recursos, é possível contar com sistemas de armazenagem para os diversos tipos de cenários. 

Leitura recomendada: Erros comuns na manipulação de produtos químicos e como evitá-los

O que são sistemas de armazenagem?

Os sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para organizar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados. Tal processo pode ocorrer manualmente ou utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadeiras e porta-paletes.

Um dos sistemas mais utilizados atualmente no armazenamento de produtos químicos é a paletização, pois facilita a organização dos produtos e permite um controle de estoque mais eficiente.

Tipos de armazenamento de produtos químicos com paletes

Existem quatro tipos de armazenamento de produtos químicos com paletes: porta paletes, (convencional e para corredores estreitos), para transelevadores e autoportante.

  • Porta palete:

É um sistema para o acesso direto e unitário a cada palete. É uma ótima solução para armazéns onde é necessário armazenar produtos paletizados com grande variedade e referências.  As características das empilhadeiras, dos elementos de armazenagem e das dimensões do local são determinantes para a distribuição e altura das estantes. 

Em caso de corredores estreitos, podem ser instaladas estantes de dupla profundidade, que permitem o armazenamento de um pallet em frente ao outro, otimizando o espaço. 

  • Porta paletes para transelevadores

Este sistema é muito utilizado, quando a organização dos produtos se dá em corredores ainda menores. Assim como no porta paletes, aqui também as estruturas ficam na vertical. 

Os transelevadores são máquinas criadas para o armazenamento automático de pallets. Deslocam-se nos corredores e realizam as funções de entrada,         posicionamento e saída de mercadorias. O que contribui para a diminuição de acidentes dentro das empresas. 

  • Porta paletes autoportantes

Trata-se de uma estrutura, em que as próprias estantes fazem parte do sistema construtivo do edifício junto com as laterais e a cobertura. Essa alternativa é utilizada por empresas que não dispõem de um galpão ou de um local amplo de armazenamento.

Existem hoje vários tipos de paletes, como os mais tradicionais de madeira, os de plástico e até de materiais recicláveis. Como prevenção aos vazamentos que podem ocorrer, temos também os paletes de contenção.

Leitura recomendada: Qual o custo dos acidentes de trabalho com produtos químicos para a sua empresa?

Para que servem os paletes de contenção?

No armazenamento de produtos químicos, uma preocupação constante é o risco de vazamentos. Isso pode levar a eventos de grandes proporções, se considerarmos, por exemplo, a existência dos inflamáveis e as questões de incompatibilidades.

A bacia de contenção ou os paletes de contenção são uma barreira física em caso de derramamentos e vazamentos de produtos químicos armazenados. Com isso, a empresa evita contaminações ao meio ambiente e riscos de acidentes maiores.  

Se houver armazenamento de produtos em granel, temos as bacias de contenção, que são estruturas de alvenaria ao redor dos tanques de armazenamento. Assim, em situação de vazamento, elas impedem que o produto se espalhe. 

Para produtos químicos embalados, temos os paletes de contenção, que evitam que o produto entre em contato com os demais armazenados.  

Principais objetivos dos paletes de contenção:

  • Armazenamento de produto químicos

No caso de carga embalada, os paletes visam conter os vazamentos provenientes de tambores ou bombonas armazenados. Essa contenção impede que o produto se espalhe, evitando a ocorrência de reações indesejáveis e que podem levar a consequências catastróficas. 

Outra vantagem a ser destacada é a proteção aos colaboradores, eliminando o contato destes com o produto derramado. O que poderia acarretar danos à saúde.

  • Transporte de produtos químicos

Existem modelos de pallet de contenção que acomodam um, dois e quatro tambores, podendo ser movimentados por meio de carrinhos paleteiros ou mesmo empilhadeiras. A utilização destes no transporte de produtos químicos aumentará a segurança, pois, se houver vazamento das embalagens, evitará que o mesmo se espalhe e entre em contato com as demais cargas.

  • Reaproveitamento

Os paletes de contenção possuem um mecanismo interno removível capaz de drenar o material recolhido e possibilitando o seu reaproveitamento, evitando desperdício. Caso não seja possível o seu reaproveitamento, o volume a ser descartado tende a ser minimizado. 

A importância de ir além do armazenamento de produtos químicos

Como pode ser observado, um grande progresso tem sido feito em relação ao armazenamento de produtos químicos, quando pensamos em sistemas de armazenagem e equipamentos disponíveis. Assim, é possível tornar essa atividade segura e livre de situações de risco.  

Não podemos esquecer, porém, que apenas isso não será suficiente. Existe um trabalho de base para ser feito e do qual depende o sucesso do negócio. Neste sentido, alguns requisitos são fundamentais para uma completa gestão do risco químico, como:

  • Conhecimento dos perigos dos produtos químicos armazenados;
  • Questão das incompatibilidades existentes entre os produtos e a correta segregação dos mesmos;
  • Treinamento dos colaboradores em relação às informações das FISPQs e entendimento da classificação para o transporte;
  • Correta sinalização do local;
  • Reconhecimento do risco das atividades desenvolvidas;
  • Adoção correta dos Equipamentos de Proteção Individual

Como a consultoria em segurança química pode ajudar

Para promover o correto armazenamento de produtos químicos, garantindo a segurança de todos os funcionários e do local de instalação da empresa, assim como o cumprimento de todas as legislações vigentes, conte com uma empresa especializada no assunto.

Com profissionais altamente capacitados, conhecimento e experiência de mercado, a Chemical Risk faz vistorias na sua empresa, identificando problemas na gestão e armazenamento de químicos e recomendando todas as melhorias necessárias no espaço.

Além disso, a Chemical Risk possui ampla atuação em segurança química, com a disponibilidade de diversos serviços, incluindo:

  • Elaboração de documentos obrigatórios para produtos químicos, como FISPQs;
  • Avaliação de risco;
  • Inventário de produtos e resíduos químicos;
  • Implementação do GHS;
  • Matriz de incompatibilidade;
  • Consultoria mensal;
  • Entre outros.

Garanta já a proteção da sua organização com os serviços da Chemical Risk. Entre em contato conosco e faça um orçamento gratuito.

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *